SERGIO MORO: “Quais seriam os excessos da Lava Jato? Os números de condenados presos?”
“A Lava Jato tem sofrido reveses”, diz Sergio Moro, em sua coluna na Crusoé. “A culpa não é daqueles que se dedicaram à operação ou a fortalecer o movimento anticorrupção... Arte: Rodrigo Freitas
“A Lava Jato tem sofrido reveses”, diz Sergio Moro, em sua coluna na Crusoé.
“A culpa não é daqueles que se dedicaram à operação ou a fortalecer o movimento anticorrupção. A culpa tampouco é dos astros, mas sim dos adversários da mudança. E a Lava Jato contrariou muitos interesses especiais, sendo de se esperar resistência e reação.
Volta e meia ouço alguns elogios à Lava Jato, com críticas a alguns supostos excessos, sem que estes sejam identificados com precisão. Pergunto-me com frequência quais seriam os excessos. Os números elevados de condenados por corrupção? O número de condenados presos ou que cumpriram penas? Os bilhões recuperados aos cofres públicos? (…)
Se a Lava Jato falhou em algo foi em não mudar a política que gerou as condições que nos levaram à prática da corrupção como rotina. Cabe ressalvar que ela nunca se propôs a isso. Melhorar a política não é resultado da ação da Justiça, embora ela possa dar uma mão, afastando pontualmente políticos criminosos. Melhorar a política depende do eleitor, da imprensa livre e da sociedade vigilante. Forçoso reconhecer que temos falhado nesses aspectos.”
Assine a Crusoé e leia a coluna completa de Sergio Moro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)