Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac
O Antagonista

Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.11.2020 18:05 comentários
Brasil

Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac

A Anvisa divulgou nota hoje para rebater a declaração de João Doria de que a eventual aprovação da Coronavac em outros países também permitiria seu uso no Brasil...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.11.2020 18:05 comentários 0
Anvisa rebate Doria sobre aprovação da Coronavac
Foto: Reprodução/redes sociais

A Anvisa divulgou nota hoje para rebater a declaração de João Doria de que a eventual aprovação da Coronavac em outros países também permitiria seu uso no Brasil.

“Eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China NÃO implica aprovação automática para o Brasil”, afirmou a agência. 

Segundo a Anvisa, mesmo após a aprovação no exterior, a avaliação da vacina no Brasil é necessária para verificar as condições de sua fabricação no país, bem como prazos de validade e medidas de qualidade para a preservação do imunizante no clima do país.

A agência também diz avaliar, para o registro, se a vacina “é eficaz e segura em brasileiros” e se existem efeitos colaterais “nos indivíduos vacinados aqui no Brasil”.

Em entrevista publicada hoje no site Metrópoles, Doria afirmou que “há um entendimento internacional e uma aceitação, chancelada pela OMS, de que nesse caso de pandemia, sim [a Coronavac poderia ser aplicada no Brasil sem aval da Anvisa]”.

Ele disse que o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo e que produzirá a vacina chinesa no Brasil, já entregou “todo o resultado do estudo” à Anvisa.

A agência diz que o resultado da fase clínica, com testes em humanos, não foi entregue e que, nesta quinta, o Butantan informou a agência que ainda não concluiu o “pacote de informações necessárias para a avaliação da vacina”.

A agência também disse que, ao contrário do que afirmou Doria, a Coronavac não está sendo testada nos Estados Unidos e na Europa, mas somente na China, na Turquia, na Indonésia e no Brasil.

Leia a íntegra da nota:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio dessa nota, vem prestar os seguintes esclarecimentos à sociedade brasileira:

O Instituto Butantan não entregou o resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa.

Até o momento, a Anvisa recebeu somente dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues.

Em reunião realizada entre a Agência e o Instituto Butantan, nesta quinta-feira (26/11), o Butantan afirmou que o pacote de informações necessárias para a avaliação da vacina ainda não foi concluído pelo Instituto.

A Anvisa informa que eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China NÃO implica aprovação automática para o Brasil.

A vacina CoronaVac NÃO está sendo testada nos EUA e na Europa.

A vacina CoronaVac está sendo testada na China, na Turquia, na Indonésia e no Brasil.

O registro de vacinas pela Anvisa tem como objetivo garantir à população brasileira que os requisitos técnicos necessários à fabricação e ao uso em massa da vacina sejam cumpridos.

Mesmo após o registro em algum outro país, a avaliação da Anvisa é necessária para verificar pontos que não são avaliados por outras agências internacionais, tais como:

1. Evidências de que a vacina é eficaz e segura em brasileiros.

2. Condições técnico-operacionais da fábrica da vacina que virá para o Brasil.

3. Prazos de validade e medidas de qualidade para preservação da vacina, considerando as condições climáticas de nosso país.

4. Medidas para acompanhamento e tratamento dos efeitos colaterais da vacina ocorridos nos indivíduos vacinados aqui no Brasil.

A Anvisa tem adotado uma série de medidas para evitar retrabalho e esforços desnecessários e, por isso, é possível considerar análises realizadas por outras agências para sua decisão.

Contudo, é importante esclarecer que o reconhecimento tácito da aprovação por outras agências para registro de vacinas aqui no Brasil não é previsto em lei e pode representar risco à população brasileira.

A Anvisa desempenha um papel essencial na proteção dos brasileiros contra ameaças como doenças infecciosas emergentes, incluindo a pandemia da Covid-19. Assim, a avaliação das vacinas pela Agência passa por uma análise rigorosa dos dados laboratoriais, de produção, de estabilidade e clínicos para garantir a segurança e a eficácia desses produtos. Esclarecemos que, atualmente, não há vacinas disponíveis para a prevenção da Covid-19 registradas no Brasil.

Por fim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão do Estado brasileiro, mantém o compromisso de atuar em prol dos interesses da saúde pública.

Esportes

Brasileirão terá 1° partida com arbitragem 100% feminina

26.04.2024 22:30 2 minutos de leitura
Visualizar

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Visualizar

Reunião entre organizada do Corinthians e direção tem promessa de apoio e "Fagner irresponsável"

Visualizar

Rodolfo Borges na Crusoé: A inteligência artificial mente

Visualizar

Ilha de Cultura: Uma educação argentina e brasileira, com Fabio Giambiagi

Visualizar

Alexandre Soares na Crusoé: O mundo woke, por trás das câmeras

Visualizar

Tags relacionadas

Anvisa Coronavac Instituto Butantan
< Notícia Anterior

Ex-presidente da Caixa Seguros é alvo da PF

26.11.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Mulher de vice de Covas diz não se lembrar de denúncia de violência doméstica

26.11.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

26.04.2024 21:52 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

26.04.2024 20:39 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

26.04.2024 20:35 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

26.04.2024 20:06 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.