“O sistema digital eliminou o risco de fraude no Brasil”, diz Barroso
Luís Roberto Barroso afirmou há pouco que o sistema eleitoral brasileiro, por urnas eletrônicas, "eliminou o risco de fraude no Brasil"...
Luís Roberto Barroso afirmou há pouco que o sistema eleitoral brasileiro, por urnas eletrônicas, “eliminou o risco de fraude no Brasil”.
“Nunca houve nenhuma comprovação de fraude. Eu posso dizer, eu que sou antigo, que fraude havia nos sistemas anteriores: o de cédula e de mapa. O sistema digital eliminou o risco de fraude no Brasil. Voltar ao sistema de papel parece que não atende a melhor interesse público.”
O presidente do TSE lembrou ainda da decisão do STF de rejeitar a impressão dos votos registrados na urna.
“O STF rejeitou essa possibilidade por inconstitucionalidade, seja pelo sigilo, seja pelo custo, seja pelo fato de que isso traria um risco importante de judicialização para as eleições.”
E acrescentou:
“Os candidatos derrotados geralmente não dizem ‘eu perdi legitimamente’. Muito frequentemente, eles dizem que houve um problema, uma fraude. Teríamos o pedido de conferência dos votos impressos pela urna, e depois a judicialização. Esse sistema tem funcionado bem, seria mexer em um time que está ganhando.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)