Mandetta: OMS demorou a reconhecer pandemia
Luiz Henrique Mandetta, que fala sobre o novo coronavírus em audiência pública na Câmara neste momento, disse à Folha que a OMS demorou a reconhecer o cenário de pandemia da doença...
Luiz Henrique Mandetta, que fala sobre o novo coronavírus em audiência pública na Câmara neste momento, disse à Folha que a OMS demorou a reconhecer o cenário de pandemia da doença.
“Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia”, afirmou o ministro da Saúde.
“Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde”, acrescentou.
Segundo Mandetta, com a declaração de pandemia, a ideia é que o Brasil passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas e histórico de viagem internacional, além do contato com casos confirmados.
“Ainda estou na fase em que não tenho, tecnicamente, transmissão sustentada no Brasil. Mas o mundo já tem. As pessoas que chegarem de qualquer lugar do mundo que tiverem tosse, febre, gripe já podem ser considerados casos suspeitos”, disse o ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)