O que explica a postura de Obrador com Evo
Ao dar asilo político a Evo Morales, o México reafirma sua tradição de acolher líderes que renunciaram, foram depostos ou eram perseguidos em seus países. Mas, mais do que isso, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também está redirecionando a diplomacia de seu país, detalha Duda Teixeira na Crusoé...
Ao dar asilo político a Evo Morales, o México reafirma sua tradição de acolher líderes que renunciaram, foram depostos ou eram perseguidos em seus países. Mas, mais do que isso, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também está redirecionando a diplomacia de seu país, detalha Duda Teixeira na Crusoé.
“O México não apenas deu asilo político a Evo Morales e [Álvaro] García Linera, como também foi um dos poucos países, ao lado de Venezuela e Cuba, a reconhecer o resultado fraudulento do primeiro turno da eleição, realizado no dia 20”, diz o mexicano-americano Tony Payan, cientista político da Universidade Rice e professor da Universidade Autônoma de Ciudad Juárez, no México. “Com isso, o México se colocou no centro da atual tormenta da América Latina. Ao reconhecer a eleição de Morales, o México teoricamente não poderia legitimar o governo interino da Bolívia, que deverá ser formado em breve.”
Leia:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)