Podcasts contra Hitler
Em sua coluna na Crusoé, Mario Sabino começa falando sobre os podcasts que grava para os assinantes de O Antagonista+ e chega ao escritor alemão Thomas Mann -- ganhador do Nobel de Literatura e uma das vozes mais poderosas contra o nazismo...
Em sua coluna na Crusoé, Mario Sabino começa falando sobre os podcasts que grava para os assinantes de O Antagonista+ e chega ao escritor alemão Thomas Mann — ganhador do Nobel de Literatura e uma das vozes mais poderosas contra o nazismo.
Refugiado nos Estados Unidos, Mann gravava uma vez por mês discursos contra Hitler, que eram transmitidos para a Alemanha pela BBC.
Para Mario, os discursos radiofônicos de Mann, transmitidos de 1940 a 1945, podem ser considerados “os melhores podcasts já gravados até agora”. “São grandiloquentes, mas também mostram vez ou outra uma ira de rede social”, afirma.
Leia um trecho:
“Apesar de ser um conservador de estirpe prussiana (bem como um moralista que tentava refrear a própria homossexualidade), Thomas Mann entrou para a lista negra do macartismo por ter criticado a insensatez do Comitê de Atividades Antiamericanas. Ele ainda cometeu o pecado de dizer que havia uma diferença entre o comunismo soviético e o nazismo alemão. Jamais flertou com o totalitarismo de ambos os regimes, mas não enxergava no primeiro o que via o segundo: um ‘diabólico nihilismo’. Passou, assim, a ser chamado de comunista e perseguido como tal. No livro Os Irmãos Mann — As Vidas de Heinrich e Thomas Mann, lançado no Brasil pela Paz e Terra muitos anos atrás, o inglês Nigel Hamilton transcreve o trecho de uma carta que o autor escreveu ao biógrafo Walter H. Perl, em 1950: ‘Jamais poderei endossar o Estado totalitário. Mas, aqui, uma porção de pessoas se encontram a caminho de se tornarem mártires — a saber, aqueles que se opõem à destruição da democracia, processo que está em pleno curso com o pretexto de protegê-la. Não lhe soa assustadoramente familiar, assustadoramente parecido com a Alemanha?'”.
Leia a íntegra da coluna na Crusoé:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)