Os detalhes da caixa-preta do BNDES
O BNDES abriu a caixa-preta das operações de financiamento à exportação de serviços, ao divulgar em seu site os detalhes de valores dos empréstimos, das empresas e dos países beneficiados, além dos resultados obtidos, registra a Crusoé. O detalhamento mostra como foram favorecidas empreiteiras investigadas pela Lava Jato e países alinhados politicamente ao PT...
O BNDES abriu a caixa-preta das operações de financiamento à exportação de serviços, ao divulgar em seu site os detalhes de valores dos empréstimos, das empresas e dos países beneficiados, além dos resultados obtidos, registra a Crusoé. O detalhamento mostra como foram favorecidas empreiteiras investigadas pela Lava Jato e países alinhados politicamente ao PT.
Embora o levantamento compreenda o período de 1998 a junho de 2019, na prática, 88% do valor foi liberado entre 2007 e 2015, durante os governos do PT. O BNDES desembolsou US$ 10,5 bilhões no incentivo a exportações de serviços e até agora recebeu em retorno US$ 10,3 bilhões.
Os dados mostram que cinco empreiteiras concentraram 98% dos valores desse tipo de operação. A que mais recebeu financiamento foi a Odebrecht, com 76% do total, seguida da Andrade Gutierrez (14%), Queiroz Galvão (4%), Camargo Corrêa (2%) e OAS (2%).
Leia a reportagem completa:
Os detalhes da caixa-preta de apoio a obras no exterior pelo BNDES
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)