PT decide lançar candidatura própria ao governo de Minas Gerais
Estratégia do partido para a eleição no 2º maior colégio eleitoral foi discutida em reunião com o presidente Lula nesta quarta
O Partidos dos Trabalhadores (PT) terá candidatura própria ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026, após não conseguir convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) a concorrer a governador no pleito.
A decisão foi reforçada em reunião da presidente do diretório mineiro do PT, deputada estadual Leninha, com a bancada federal petista mineira, representantes da Executiva Nacional do partido e o presidente Lula nesta quarta-feira, 24. A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada.
“O encontro dialogou sobre responsabilidade com o futuro de Minas e do Brasil. Durante a reunião, os participantes apresentaram suas avaliações sobre o cenário político mineiro, especialmente em relação às eleições de 2026“, disse Leninha, em nota.
“O entendimento construído coletivamente reafirma uma resolução decidida há um mês de que o Partido dos Trabalhadores vai apresentar uma candidatura própria em Minas Gerais. As definições sobre esse projeto serão construídas nos próximos dias, a partir do diálogo entre o partido e as forças políticas comprometidas com um projeto democrático e popular para o estado”.
Ainda de acordo com a presidente do diretório mineiro do PT, Lula também reforçou a importância estratégica do estado para a política nacional. “A tradição política mineira, marcada pela capacidade de diálogo e construção de consensos, coloca nosso estado em uma posição central nos rumos do país e nos grandes debates nacionais”, conclui.
Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, atrás apenas do estado de São Paulo. Tanto Lula como o PT queriam que Rodrigo Pacheco fosse candidato a governador do estado nas eleições deste ano, mas, em 12 de maio, o parlamentar comunicou ao presidente nacional da sigla, Edinho Silva, que não pretende concorrer ao posto.
Depois, em 29 de maio, Pacheco afirmou que não disputará o governo de Minas Gerais em 2026 e que pretende encerrar sua trajetória política ao fim do mandato no Senado, em 2027.
Atualmente, são pré-candidatos a governador de MG, pelo menos, o atual governador, Mateus Simões (PSD), o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) e o advogado e influenciador digital Ben Mendes (Missão).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)