Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump
Presidente dos EUA disse que petróleo voltou a fluir pelo estreito
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 22, que o Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”.
As declarações do presidente americano ocorreram horas após a delegação iraniana deixar a Suíça, depois de um intenso dia de negociações realizado no domingo em Bürgenstock, complexo onde representantes dos dois países se reuniram com a mediação do Paquistão e do Catar.
“Estamos indo muito bem em relação ao Estreito de Ormuz. Recebemos mais petróleo ontem do que jamais havia passado pelo estreito, temos o petróleo jorrando, o estreito está totalmente aberto e estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir”, afirmou Trump em coletiva de imprensa.
“Mas temos duas coisas: temos o estreito aberto e temos um país que nunca terá uma arma nuclear, nunca, jamais terá uma arma nuclear”, disse.
“Progresso muito bom”
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou que houve um “progresso muito bom” nas negociações de domingo e disse que o retorno dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ao território iraniano representa um dos avanços concretos obtidos.
“Os iranianos concordaram em convidar os inspetores da AIEA de volta ao seu país. Este é um marco significativo para o povo americano e o primeiro passo rumo à desnuclearização permanente — ou seja, o fim definitivo do programa de armas nucleares do Irã”, disse.
Vance também confirmou a reabertura da principal rota marítima para o comércio global de energia.
“Está aberta. Vimos os preços do petróleo e do gás caírem, e milhões e milhões de barris de petróleo bruto e gás natural agora fluem pelo Estreito de Ormuz, algo que não acontecia antes”, afirmou a jornalistas.
Leia também: Irã aceitará “grandes inspeções” nucleares, diz Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)