SP mobiliza 3,6 mil agentes contra gangues quebra-vidro
Operação reúne PM, PC e GCM com apoio aéreo de drones e três aeronaves para combate a roubos e furtos
Forças policiais de São Paulo deflagraram nesta quarta-feira, 17, a Operação Integra SP, iniciativa que reúne 3,6 mil agentes das polícias Militar e Civil e de guardas municipais em todo o território estadual.
A ação tem como alvo principal os furtos e roubos de celular, sobretudo os praticados pelo método conhecido como “quebra-vidro”, e busca intensificar a presença das forças de segurança nas vias públicas.
Ação começou pelo interior e chegou à capital
Os trabalhos começaram pela manhã no interior e na região metropolitana paulista. Na capital, o início das atividades ocorreu logo após uma cerimônia de entrega de viaturas e armamentos no Anhembi.
A operação conta com a participação dos comandos de policiamento da capital, da região metropolitana, do interior, de trânsito e de aviação, todos vinculados à Polícia Militar. Policiais civis e guardas municipais reforçam o esquema em ações conjuntas, com efetivo concentrado em pontos mapeados previamente por equipes de inteligência.
Em declaração à Agência SP, o coronel Alexandre Villariço, comandante do Centro de Coordenação da Polícia Militar, explicou que “o foco principal é aumentar a percepção de segurança das pessoas. Viaturas estacionadas, pontos de bloqueio, operação conjunta em todo o Estado para o combate ao furto e roubo de celulares, que é uma demanda da população”.
Monitoramento aéreo usa novo sistema de leitura de placas
O patrulhamento aéreo da operação envolve três aeronaves e drones do Núcleo do Olho de Águia, ligado ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Os equipamentos utilizam um sistema inédito de leitura de placas, integrado ao programa Muralha Paulista, e farão sobrevoos sobre as principais vias da capital paulista.
Para centralizar o comando das ações, o Copom recebeu uma Sala de Gerenciamento de Incidentes, com a presença de representantes dos diferentes comandos de policiamento envolvidos. A estrutura tem o propósito de ampliar a comunicação entre as equipes espalhadas pelo estado.
As operações contra furtos e roubos de celular vêm sendo ampliadas ao longo de 2026 na capital paulista, com direcionamento baseado em análise criminal e reforço de patrulhamento em áreas de maior incidência.
No dia 11, durante a Operação Impacto Quebra-Vidro, policiais prenderam um homem procurado pela Justiça por roubo e realizaram 462 fiscalizações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)