Sabesp vai investir o triplo da média do país em saneamento
Desestatização da companhia paulista permite antecipar em quatro anos a meta de universalização dos serviços de água e esgoto
O estado de São Paulo concentrará nos próximos anos um volume de investimentos em saneamento básico proporcionalmente muito superior ao registrado no restante do Brasil.
A Sabesp prevê aplicar uma média de R$ 369 por habitante, cifra que representa quase três vezes o índice nacional de R$ 137,02 por habitante contabilizado em 2024, quando o capital da empresa foi aberto ao setor privado.
R$ 70 bilhões até 2029
O Plano Regional de Saneamento Básico estabelece um total de R$ 260 bilhões em investimentos pela Sabesp até 2060. Desse montante, R$ 70 bilhões serão destinados ao período até 2029, com foco na expansão do fornecimento de água tratada e na ampliação das redes de coleta e tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela companhia.
O patamar previsto também supera o referencial técnico de R$ 225 por habitante considerado suficiente para universalizar os serviços até 2033. Com os novos aportes, o prazo foi antecipado para 2029 — quatro anos antes do limite fixado pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
O governador Tarcísio de Freitas declarou à Agência SP que “São Paulo está passando por uma revolução no saneamento básico. Vamos investir R$ 70 bilhões até 2029. São ações que fortalecem a proteção dos recursos hídricos, reduzem a poluição, melhoram a qualidade de vida das pessoas e promovem desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado”.
Resultados do primeiro ciclo
Os efeitos da mudança no modelo de gestão já aparecem nos números de 2025. Naquele ano, a Sabesp aplicou R$ 15,2 bilhões no estado — valor 120% acima dos R$ 6,9 bilhões do exercício anterior, quando a companhia ainda operava sob controle estatal.
O balanço do primeiro trimestre de 2026 aponta que as metas estabelecidas para o triênio 2024–2026 estão sendo cumpridas: 87% no abastecimento de água, 77% na coleta de esgoto e 71% no tratamento.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, afirmou que “os investimentos representam um avanço para garantir o acesso universal à água e ao saneamento em São Paulo”.
No campo social, a Tarifa Social Paulista, programa de desconto na conta de água para famílias de baixa renda, registrou o maior número de beneficiários da sua história: 6 milhões de pessoas. O programa oferece abatimentos de até 78% e passou a incluir automaticamente beneficiários do CadÚnico e do BPC.
Atualmente, a Sabesp presta serviços a 376 municípios paulistas e abastece cerca de 28 milhões de habitantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)