Datafolha: 91% dizem não se arrepender de voto em Lula ou Bolsonaro
Pesquisa mede fidelidade do eleitor mais de três anos após eleição
Mais de 90% dos brasileiros afirmam não se arrepender do voto dado na eleição presidencial de 2022, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16.
O levantamento mostra que 91% dos entrevistados mantêm a escolha feita no segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), enquanto 8% dizem ter se arrependido.
A disputa de 2022 foi a mais apertada desde a redemocratização. Lula venceu Bolsonaro com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% do então presidente.
Entre os eleitores do petista, 89% afirmam que não se arrependem do voto, enquanto 11% dizem o contrário. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, 94% mantêm a escolha feita na eleição e 6% afirmam ter se arrependido.
Os números permaneceram próximos dos levantamentos anteriores do instituto. Em abril, 90% dos entrevistados afirmavam não se arrepender do voto para presidente, índice repetido também em março.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 13 de maio, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Leia também: Rinha de zumbis presidenciais
Eleições 2026
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16, mostra ainda que Lula tem 38% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial de 2026, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro, com 35%.
Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 3% cada, enquanto os demais candidatos não passam de 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Na simulação de segundo turno, Lula e Flávio aparecem empatados com 45% das intenções de voto.
O levantamento foi realizado antes da divulgação das conversas entre o senador do PL e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro sobre o financiamento do filme “Dark Horse”.
Em relação à pesquisa anterior, o cenário permaneceu estável: em abril, Lula tinha 45% e Flávio, 46%, dentro da margem de erro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
LEDI MACHADO DOS SANTOS
17.05.2026 15:04É a síntese do Brasil do atraso!🫣
José Bernardo Rodriguez Marian
16.05.2026 21:15Meu Deus abre a mente desse povo! .Nenhum dos dois. Pensei em votar no Aldo Rebelo e já puxaram o tapete dele. Só me resta anular meu voto.
Não faço parte desta porcentagem!