Governo Lula renega, mas fez acordo com Centrão para aprovar taxa das blusinhas
O acordo foi exposto em plenário pelo deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara na época
Embora renegue o imposto para compras do exterior no valor de até 50 dólares, a famigerada taxa das blusinhas, o governo Lula (PT) não apenas defendeu a aprovação do tributo, como fez acordo com o Centrão para aprovar a emenda.
O acordo foi exposto em plenário pelo deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara na época.
“Tem acordo, presidente. Por que não vota simbólico?”, questionou o petista, seguindo: “O Novo não tem número para pedir nominal”.
O parlamentar foi repreendido pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL).
“Deputado José Guimarães, o que o senhor está dizendo não se diz no microfone”, disse Lira.
Com o acordo, a votação que aprovou a taxa das blusinhas durou menos de 15 segundos.
Celebração do governo Lula
O presidente Lula (PT) assinou na terça-feira, 12, a Medida Provisória que colocou fim à taxa das blusinhas, cobrada por meio do programa Remessa Conforme.
Publicada no Diário Oficial da União, a medida começou a valer nesta quarta, 13.
O governo Lula tem celebrado o fim da taxa das blusinhas como se não tivesse tido envolvimento em sua aprovação.
“A-CA-BOU a taxa das blusinhas!
Compras internacionais até 50 dólares não são mais tributadas pelo Governo do Brasil. O imposto de importação acabou.
O Governo do Brasil tá do lado do povo brasileiro.”
O agora ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, falou em “justiça tributária”.
“Mais justiça tributária e mais alívio no bolso do povo brasileiro.
O presidente Lula assinou a medida que zera a tributação federal sobre compras internacionais de até 50 dólares, acabando com a chamada ‘taxa das blusinhas’.
Uma decisão que protege o consumo popular, amplia o acesso da população e ajuda milhões de brasileiros que compram pela internet para economizar no dia a dia.”
Leia também: Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)