Nunes Marques exalta sistema eleitoral brasileiro “mais avançado do mundo”
Novo presidente do TSE defendeu as urnas eletrônicas e alertou para os desafios da desinformação nas redes sociais
O ministro Kassio Nunes Marques exaltou nesta terça-feira, 12, o sistema eletrônico de votação brasileiro durante sua posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo ele, o modelo é o “mais avançado do mundo”.
“O sistema eletrônico de votação brasileiro constitui um patrimônio institucional da nossa democracia. No tocante à recepção e a apuração dos votos, nosso sistema é o mais avançado do mundo. E essa condição de destaque global não impede o constante aperfeiçoamento do nosso dia”, disse.
O novo presidente do TSE também comentou os desafios impostos pela internet e pelas redes sociais no processo democrático.
“Mas nas democracias existe a possibilidade de revisão de alternância política e reconstrução de instituições. Os regimes autoritários, todos eles frequentemente nascem quando se subestima o povo em favor de alguma certeza absoluta. Por isso, a democracia é menos o sistema de perfeição e mais um sistema de autocorreção contínua.”
“A internet e as redes sociais tornaram extremamente complexo o trabalho de assegurar a livre manifestação de pensamento, haja vista, as inúmeras formas de intrusão da desinformação e de manipulação cognitiva. Mas a liberdade é sempre um fruto delicado com uma árvore espinhosa“, acrescentou.
Durante o discurso, Nunes Marques afirmou ainda que uma democracia saudável depende da preservação de um espaço público “minimamente íntegro”, no qual “a circulação de ideias não seja sequestrada pelo medo e pela mentira organizada”.
O ministro também destacou a importância da liberdade de expressão no ambiente democrático.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)