PSDB como linha auxiliar do PT?
Petistas tentam se aproximar de tucanos, seus adversários históricos, para fortalecer candidatura de Haddad ao governo de São Paulo
Os petistas buscam o apoio dos tucanos em São Paulo para reforçar a candidatura de Fernando Haddad (foto) para o governo de São Paulo, informa o Estadão.
O PSDB, que disputou a Presidência da República com o PT durante 20 anos, tem seu próprio pré-candidato ao governo paulista, o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra,
“É induvidoso que Haddad quer construir uma frente ampla em São Paulo”, disse ao jornal Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas e aliado de Haddad, completando:
“O PSDB colaborou muito para a democracia do País. É um luxo para nós ter relação com suas lideranças. Haddad é um político amplo e vai saber conduzir esse processo.”
Linha auxiliar?
O PSDB não se manifestou oficialmente na reportagem do Estadão, mas um tucano admitiu reservadamente que a candidatura de Serra poderia ajudar Haddad nos esforços para evitar uma vitória do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no primeiro turno.
Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (MG), que classificou o PSOL como “linha auxiliar” do PT na eleição presidencial de 2014, esteve com Tarcísio há exatamente um mês junto com Paulo Serra, e demonstrou inclinação a uma aliança.
“Discutimos o quadro político nacional e paulista com o governador Tarcísio, que vem fazendo uma gestão com resultados muito relevantes para a população, algo sempre muito caro ao PSDB. O governador fez questão de destacar os avanços que São Paulo teve no período em que foi governado pelo PSDB, em especial pelo governador Mário Covas”, disse Aécio em post.
O deputado tucano disse ainda que “o PSDB passa por um momento de reestruturação em todo o país, e estou certo que também em São Paulo, sairemos dessas eleições mais fortes para voltarmos a liderar um projeto no centro democrático tão necessário ao país”.
Encolhimento
Além de ter governador o Brasil por oito anos, com Fernando Henrique Cardoso, o PSDB comandou São Paulo por três décadas, até a chegada de Tarcísio ao governo, em 2023.
Desde então, o partido só perdeu espaço no estado para o PSD de Gilberto Kassab, e luta para tentar se reerguer também nacionalmente.
Os petistas já deixaram escapar várias vezes publicamente que sentem saudades da oposição que o PSDB fazia antes do surgimento de Jair Bolsonaro.
Leia mais: O PSDB não tirava o sono do PT
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)