Ciro Nogueira convida Castro ao União Progressistas após inelegibilidade
Presidente da federação disse saber da "integridade" do ex-governador do Rio declarado inelegível pelo TSE
O senador Ciro Nogueira, presidente do União Progressistas, convidou nesta quarta-feira, 25, o ex-governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL), para se filiar à federação.
Em postagem no X, o parlamentar afirmou reconhecer a “integridade” de Castro e disse acreditar que a Justiça “irá prevalecer”, permitindo seu retorno ao cenário eleitoral.
Na noite de terça-feira, 24, Castro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Com a decisão, ele ficará impedido de disputar eleições por oito anos.
Votação
O placar foi de 5 votos a 2 a favor da inelegibilidade. Votaram nesse sentido as ministras Cármen Lúcia, Estela Aranha e Isabel Gallotti, além dos ministros Floriano de Azevedo Marques e Antônio Carlos Ferreira.
Já os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram. Mendonça defendeu que, com a renúncia de Castro ao cargo de governador na segunda-feira, 23, a cassação do mandato teria perdido o objeto.
O TSE também determinou a inelegibilidade do deputado estadual afastado Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Alerj, e de Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj.
Castro promete “lutar até a última instância”
Também nas redes sociais, Cláudio Castro reagiu à decisão.
O ex-governador afirmou receber o resultado “com grande inconformismo” e sustentou que as acusações dizem respeito a fatos anteriores ao período eleitoral de 2022, sem impacto no resultado das urnas.
Castro declarou ainda ter “plena convicção” de que governou dentro da legalidade e ressaltou a votação expressiva que recebeu no primeiro turno, quando teve quase 5 milhões de votos.
“Tenho plena convicção de que sempre governei o Rio de Janeiro dentro da legalidade, com responsabilidade e absoluto compromisso com a população. Recebo com grande inconformismo a decisão que, hoje, vai contra a vontade soberana dos quase 5 milhões de eleitores fluminenses que me confiaram o mandato de governador já no primeiro turno das eleições de 2022.
Reitero meu absoluto respeito aos Ministros do TSE e ao devido processo legal, mas é importante que se diga que todas as acusações apontadas no processo se referem a questões anteriores ao período eleitoral de 2022 e não tiveram qualquer influência na expressiva votação que recebi. Isso foi reconhecido pelo TRE do Rio de Janeiro.”
Castro prometeu recorrer até o STF.
“Após obter acesso ao acórdão, pretendo recorrer e lutar até a última instância para restabelecer o que considero um desfecho justo para esse caso”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)