Moraes ligou 6 vezes para Galípolo em um dia para discutir venda do Master?
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro do Supremo teve ao menos cinco conversas com o presidente do BC
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chegou a ligar seis vezes em um único dia para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a venda do Banco Master para o BRB.
A informação é do jornal O Estado de São Paulo.
A colunista de O Globo Malu Gaspar informou na segunda-feira, 22, que Moraes teria procurado Galípolo pelo menos quatro vezes para interceder pelo Banco Master ao longo do mês de julho. O jornal O Estado de S. Paulo, por sua vez, afirma que foram pelo menos cinco conversas – uma delas presencial.
Segundo o Estadão, “a série de telefonemas faz parte de uma das, ao menos, cinco conversas de Moraes com Galípolo sobre o assunto, sendo uma delas presencial”.
“A pressão de Moraes no presidente do BC se deu no momento em que havia uma divisão dentro da própria autarquia sobre a aprovação ou rejeição do negócio, conforme publicado pelo próprio Estadão. Moraes repetiu a Galípolo os argumentos usados por Vorcaro de que os grandes bancos não viam com bons olhos sua atuação no mercado financeiro porque temiam a concorrência”, informou o jornal.
A tentativa de venda do Master para o BRB, depois, foi alvo de uma operação da Polícia Federal por indícios de fraudes.
Como mostramos, a esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, tinha um contrato com o banco de Daniel Vorcaro no valor aproximado de 130 milhões de reais.
Integrantes da oposição ao governo Lula acreditam que a publicação de informações dando conta de uma possível intromissão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na maracutaia envolvendo o Banco Master abriu uma ‘brecha de oportunidade’ para o seguimento de, ao menos, uma denúncia por crime de responsabilidade contra o magistrado.
Em nota oficial, o ministro do Alexandre de Moraes afirmou que a reunião com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, teve como tema principal a aplicação da Lei Magnitsky.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)