Imagem da solda é “prova impressa e auditável”, diz Boulos
Ministro de Lula comentou maioria formada na Primeira Turma do STF para manter prisão de Bolsonaro
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, comentou a maioria formada na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal para manter prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“STF acabou de formar maioria para manter a prisão de Bolsonaro. Não poderia ser diferente: a imagem da solda na tornozeleira é uma prova impressa e auditável. Não tem mais narrativa fake que resolva”, escreveu Boulos, fazendo referência à cobrança bolsonarista pelo voto impresso e auditável nas eleições.
Unanimidade
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter o ex-presidente Jair Bolsonaro preso na Superintendência da sede da Polícia Federal, em Brasília.
Votaram para referendar a liminar concedida no sábado, 22, os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação e autor da decisão, Flávio Dino, presidente da turma, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
O voto de Cármen Lúcia foi adicionado ao sistema após a declaração de Boulos.
Em seu voto, Moraes afirmou que o ex-presidente é “reiterante no descumprimento” de medidas cautelares.
“Não há dúvidas, portanto, sobre a necessidade da conversão da prisão domiciliar em prisão preventiva, em virtude da necessidade da garantia da ordem pública, para assegurar a aplicação da lei penal e do desrespeito às medidas cautelares anteriormente aplicadas. JAIR MESSIAS BOLSONARO é reiterante no descumprimento das diversas medidas cautelares impostas”, declarou o relator do caso.
Para Moraes, Bolsonaro violou “dolosa e conscientemente” a tornozeleira eletrônica.
“A continuidade no desrespeito às medidas cautelares, entretanto, não cessou. Pelo contrário, ampliou se na última sexta-feira, dia 21/11, quando JAIR MESSIAS BOLSONARO violou dolosa e conscientemente o equipamento de monitoramento eletrônico, conforme comprova o relatório da SEAP/DF acerca da monitoração eletrônica de JAIR MESSIAS BOLSONARO (Prontuário: 193.317 – STF), indicando que o equipamento foi violado.
O relatório, juntado em 22/11/2025, apontou que ‘o equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Haviam marcas (sic) de queimaduras em toda sua circunferência, no local do encaixe/fechamento do case’, bem como, ‘no momento da análise, o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em reposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento’.
Saliente-se, ainda, que o relatório da SEAP/DF juntou aos autos um vídeo, onde a Diretora ajunta do CIME fez a vistoria do equipamento, havendo, inclusive, a confissão do próprio JAIR MESSIAS BOLSONARO sobre a violação do equipamento.”
Confusão mental?
O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira.
Em audiência de custódia, ele alegou ter sofrido uma “certa paranoia”.
“Indagado acerca do equipamento de monitoramento eletrônico, o depoente respondeu que teve uma ‘certa paranoia’ de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada (pregabalina e sertralina); que tem o sono ‘picado’ e não dorme direito resolvendo, então, com um ferro de soldar, mexer na tornozeleira, pois tem curso de operação desse tipo de equipamento”, diz o termo de audiência de custódia, em que o ministro do STF Alexandre de Moraes aparece como relator.
“Afirmou o depoente que, por volta de meia-noite mexeu na tornozeleira, depois ‘caindo na razão’ e cessando o uso da solda, ocasião em que comunicou os agentes de sua custódia”, segue o documento.
A defesa do ex-presidente afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que o episódio registrado pelo sistema de monitoramento não representou tentativa de rompimento ou retirada do equipamento, mas resultado de um quadro de “confusão mental” provocado pela interação de medicamentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Angelo Sanchez
24.11.2025 14:10Este banana,Boulos, provocador, já cometeu muitas barbaridades e ainda está solto, isto prova que temos uma Justiça e um Supremo fraco e podre, e uma revolução popular não está descartada, só ós imbecís não percebem.
MARCOS
24.11.2025 14:07SE É PRÁ DISCUTIR PRISÃO. A DO LULA FOI POR ROUBO E CORRUPÇÃO. A DO BOLSONARO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO.
Vitor Carlos Marcati
24.11.2025 13:12O paspalhao só aparece nessas horas para comentar a paspalhice alheia, acho que ficou com inveja kkkkkkk
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
24.11.2025 13:09Boulos, o quebra quebra que você promoveu na sede da FIESP em S. Paulo é prova mais auditável ainda da sua personalidade negativa, Você é comunista, portanto não combina com o Brasil! Vá morar em Cuba, Venezuela, Rússia...