Queimadas do amor: incêndio na COP30 faz picadinho de Lula e de Janja
Já estou imaginando os ecoxiitas culpando o aquecimento global pelo incêndio. Lula, o governo Bolsonaro. E Janja, o Elon “Fuck You” Musk
Conheço Belém profundamente, assim como outras capitais e cidades do interior do Norte e do Nordeste do Brasil. Passei mais de 20 anos viajando a trabalho pela região e posso garantir que, entre poucas belezas naturais e um povo espetacularmente acolhedor, o que predomina são favelas, palafitas, esgoto a céu aberto e toda sorte de sinais evidentes de miséria e precariedade socioeconômica.
Há uma ínfima parte de Belém que merece aplausos. O novo calçadão, construído para a COP30, é belíssimo. As docas, então, dispensam comentários. A culinária é maravilhosa e a cultura local, espetacular. Mas nada disso apaga – ou diminui – os piores índices de desenvolvimento humano, violência, saneamento básico, educação e saúde públicas. Belém e o Pará não são exceções no Brasil.
Quando o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, disse – com absoluta razão – que seu país é um dos mais lindos do mundo e que ninguém da comitiva alemã reclamou de ter deixado Belém (pelo contrário), a esquerda ufanista entrou em modo bolsonarista-patrioteiro e partiu em defesa das maravilhas que só ela enxerga em uma cidade parcialmente favelizada, de uma região e país dominados pelo crime organizado.
Fala aí, chucrute
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, foram as palavras nada gentis do chanceler sincerão.
Já a Alemanha, que também conheço bem, é espetacular. O povo, nem tanto. Trabalhei em uma multinacional alemã por mais de uma década e posso garantir: apesar de toda a competência, disciplina, rigor, ética e outras virtudes, são uma gente difícil, mal-humorada e pouco sociável. Talvez, venha daí a “sinceridade grosseira” de nos dizer, de forma direta, ainda que velada, que somos sujos, feios e pouco hospitaleiros.
Assim, a despeito do “papo-reto” chucrute desnecessário, não assiste qualquer razão aos indignados lulopetistas, inclusive o próprio presidente da República e sua sempre buliçosa esposa, a primeira-dama Janja da Silva, que saíram atacando o politico alemão e, pior, acusando-o de racista, nazista e outros impropréios sempre comuns a estes, que soam como um verdadeiro “nada” na boca da esquerda brasileira.
Yes, nós temos banana
Na falta de argumentos reais em contraditório ao alemão, Lula falou em “boteco” e “maniçoba”. Coitado. Descolado da realidade e sempre imune à própria cara de pau, disse: “Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”. Ou o chefão petista não conhece Berlim ou não conhece Belém. Ou é um mentiroso. Que digam os indicadores sociais e econômicos de ambos os locais.
Já a “primeira-blogueira”, como a adjetivava o FMB (saudades!), passou vergonha como de costume – e nos envergonhou, é claro: “Ele não viveu a COP. A proposta da gente fazer a COP na Amazônia foi justamente para a gente vivenciar o que ela é. Mas as pessoas entram em tendas como essa que a gente tem aqui e ficam numa sala com ar-condicionado discutindo a vida das pessoas que estão lá fora.”
A fala foi ao Bastidores CNN, na terça-feira, 18: “Ele não deve ter vivenciado, não deve ter tomado um tacacá, não deve ter visto um carimbó” . Em seguida, a repórter lhe perguntou: “E a senhora, já foi?”. Ela respondeu: “Ainda não”. Eis a ufanista-patriota-de-Iphone! Mais falsa que uma nota de três reais. Nada mais lulopetista do que isso. Essa gente não resiste à primeira linha, da página dois de suas biografias.
Queimadas do amor
Mas “o que é do homem o bicho não come”. E as “queimadas do amor” resolveram dar as caras no evento mais maravilhoso e impecável do planeta. Aliás, acho que “nunca antes na história desse país, fizemos uma COP 30 tão espetacular, tão sensacional assim”. Um pavilhão – na verdade uma tenda de lona, que deveria ser inflamável – pegou fogo em segundos, fazendo os presentes correrem em pânico.
Felizmente, ninguém se feriu. Algumas pessoas foram atendidas por inalar fumaça e só. Ironicamente, o debate era sobre o clima. Já estou imaginando os ecoxiitas culpando o aquecimento global pelo incêndio, hehe. Lula, o governo Bolsonaro. E Janja, o Elon “Fuck You” Musk. O fato é que o incidente ocorreu porque somos exatamente o que o alemão boquirroto disse – sem dizer – que somos.
“Ah, Ricardo, isso não acontece em outros locais?”. Claro, que sim. E quando acontece, sobretudo em locais mais civilizados, governados por gente não tão dissimulada, populista e demagoga, ninguém sai atacando quem critica, defendendo quem está errado ou invocando “complexo de vira-latas” para não admitir ou relativizar os próprios erros. O Brasil é uma porcaria, sim. Tem lugares piores? Com certeza. Mas não muitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Rosa
21.11.2025 11:39Kkk, adorei! Um prazer lê-lo!