Queimadas do amor: incêndio na COP30 faz picadinho de Lula e de Janja

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Queimadas do amor: incêndio na COP30 faz picadinho de Lula e de Janja

avatar
Ricardo Kertzman
5 minutos de leitura 21.11.2025 08:00 comentários
Análise

Queimadas do amor: incêndio na COP30 faz picadinho de Lula e de Janja

Já estou imaginando os ecoxiitas culpando o aquecimento global pelo incêndio. Lula, o governo Bolsonaro. E Janja, o Elon “Fuck You” Musk

avatar
Ricardo Kertzman
5 minutos de leitura 21.11.2025 08:00 comentários 1
Queimadas do amor: incêndio na COP30 faz picadinho de Lula e de Janja
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil.
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Conheço Belém profundamente, assim como outras capitais e cidades do interior do Norte e do Nordeste do Brasil. Passei mais de 20 anos viajando a trabalho pela região e posso garantir que, entre poucas belezas naturais e um povo espetacularmente acolhedor, o que predomina são favelas, palafitas, esgoto a céu aberto e toda sorte de sinais evidentes de miséria e precariedade socioeconômica.

Há uma ínfima parte de Belém que merece aplausos. O novo calçadão, construído para a COP30, é belíssimo. As docas, então, dispensam comentários. A culinária é maravilhosa e a cultura local, espetacular. Mas nada disso apaga – ou diminui – os piores índices de desenvolvimento humano, violência, saneamento básico, educação e saúde públicas. Belém e o Pará não são exceções no Brasil.

Quando o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, disse – com absoluta razão – que seu país é um dos mais lindos do mundo e que ninguém da comitiva alemã reclamou de ter deixado Belém (pelo contrário), a esquerda ufanista entrou em modo bolsonarista-patrioteiro e partiu em defesa das maravilhas que só ela enxerga em uma cidade parcialmente favelizada, de uma região e país dominados pelo crime organizado.

Fala aí, chucrute

“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, foram as palavras nada gentis do chanceler sincerão.

Já a Alemanha, que também conheço bem, é espetacular. O povo, nem tanto. Trabalhei em uma multinacional alemã por mais de uma década e posso garantir: apesar de toda a competência, disciplina, rigor, ética e outras virtudes, são uma gente difícil, mal-humorada e pouco sociável. Talvez, venha daí a “sinceridade grosseira” de nos dizer, de forma direta, ainda que velada, que somos sujos, feios e pouco hospitaleiros.

Assim, a despeito do “papo-reto” chucrute desnecessário, não assiste qualquer razão aos indignados lulopetistas, inclusive o próprio presidente da República e sua sempre buliçosa esposa, a primeira-dama Janja da Silva, que saíram atacando o politico alemão e, pior, acusando-o de racista, nazista e outros impropréios sempre comuns a estes, que soam como um verdadeiro “nada” na boca da esquerda brasileira.

Yes, nós temos banana

Na falta de argumentos reais em contraditório ao alemão, Lula falou em “boteco” e “maniçoba”. Coitado. Descolado da realidade e sempre imune à própria cara de pau, disse: “Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”. Ou o chefão petista não conhece Berlim ou não conhece Belém. Ou é um mentiroso. Que digam os indicadores sociais e econômicos de ambos os locais.

Já a “primeira-blogueira”, como a adjetivava o FMB (saudades!), passou vergonha como de costume – e nos envergonhou, é claro: “Ele não viveu a COP. A proposta da gente fazer a COP na Amazônia foi justamente para a gente vivenciar o que ela é. Mas as pessoas entram em tendas como essa que a gente tem aqui e ficam numa sala com ar-condicionado discutindo a vida das pessoas que estão lá fora.”

A fala foi ao Bastidores CNN, na terça-feira, 18: “Ele não deve ter vivenciado, não deve ter tomado um tacacá, não deve ter visto um carimbó” . Em seguida, a repórter lhe perguntou: “E a senhora, já foi?”. Ela respondeu: “Ainda não”. Eis a ufanista-patriota-de-Iphone! Mais falsa que uma nota de três reais. Nada mais lulopetista do que isso. Essa gente não resiste à primeira linha, da página dois de suas biografias.

Queimadas do amor

Mas “o que é do homem o bicho não come”. E as “queimadas do amor” resolveram dar as caras no evento mais maravilhoso e impecável do planeta. Aliás, acho que “nunca antes na história desse país, fizemos uma COP 30 tão espetacular, tão sensacional assim”. Um pavilhão – na verdade uma tenda de lona, que deveria ser inflamável – pegou fogo em segundos, fazendo os presentes correrem em pânico.

Felizmente, ninguém se feriu. Algumas pessoas foram atendidas por inalar fumaça e só. Ironicamente, o debate era sobre o clima. Já estou imaginando os ecoxiitas culpando o aquecimento global pelo incêndio, hehe. Lula, o governo Bolsonaro. E Janja, o Elon “Fuck You” Musk.  O fato é que o incidente ocorreu porque somos exatamente o que o alemão boquirroto disse – sem dizer – que somos.

“Ah, Ricardo, isso não acontece em outros locais?”. Claro, que sim. E quando acontece, sobretudo em locais mais civilizados, governados por gente não tão dissimulada, populista e demagoga, ninguém sai atacando quem critica, defendendo quem está errado ou invocando “complexo de vira-latas” para não admitir ou relativizar os próprios erros. O Brasil é uma porcaria, sim. Tem lugares piores? Com certeza. Mas não muitos.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
5

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
6

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
7

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
8

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
9

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
10

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
5

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
6

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011
7

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia
8

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
9

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
10

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
1

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026
2

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula
3

Queda de cabelo: 5 sinais de que a perda dos fios exige atenção

Queda de cabelo: 5 sinais de que a perda dos fios exige atenção
4

Irã nega acordo para inspeções nucleares e contradiz Trump

Irã nega acordo para inspeções nucleares e contradiz Trump
5

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’
6

PT ataca Flávio Bolsonaro e resgata acusações para questionar pré-candidatura

PT ataca Flávio Bolsonaro e resgata acusações para questionar pré-candidatura
7

Cléber Machado abre o jogo sobre convivência com Galvão Bueno

Cléber Machado abre o jogo sobre convivência com Galvão Bueno
8

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda
9

Mercúrio retrógrado em Câncer: trânsito convidará à revisão de emoções e memórias

Mercúrio retrógrado em Câncer: trânsito convidará à revisão de emoções e memórias
10

Crusoé: Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Crusoé: Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

COP30 incêndio
< Notícia Anterior

Quanto custa de gasolina ter um Kwid em 2025?

21.11.2025 00:00 4 minutos de leitura
Quanto custa de gasolina ter um Kwid em 2025?
Próxima notícia >

Postulado de Einstein sobre a luz passa por teste inédito com precisão sem precedentes

21.11.2025 00:00 4 minutos de leitura
Postulado de Einstein sobre a luz passa por teste inédito com precisão sem precedentes
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (1)

Rosa

21.11.2025 11:39

Kkk, adorei! Um prazer lê-lo!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (1)

Rosa

21.11.2025 11:39

Kkk, adorei! Um prazer lê-lo!



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé