Chanceler alemão não vai se desculpar por comentário após COP30
Porta-voz afirma que frase foi tirada de contexto e nega ofensa ao Brasil
O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, afirmou nesta quarta-feira, 19, que o chanceler Friedrich Merz não irá se desculpar pela declaração em que celebrou publicamente o fato de ter voltado para a Alemanha depois de participar da COP30, em Belém.
Kornelius, porém, destacou que a fala de Merz foi tirada de contexto e “dizia essencialmente respeito ao desejo da delegação de voltar para casa após um voo noturno muito cansativo e um longo dia em Belém.”
“O Brasil certamente também está entre os países mais bonitos do mundo. Mas, o fato de o chanceler alemão estar fazendo uma pequena distinção aqui, não me parece algo condenável”, disse o porta-voz.
O que disse o chanceler alemão
Durante o Congresso Alemão do Comércio, Merz afirmou:
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse o chanceler alemão, que é do partido União Democrata Cristã (CDU), o mesmo de Angela Merkel e Ursula von der Leyen.
Merz, que passou onze horas em um avião para viajar da Alemanha até Belém, no Pará, ficou apenas 20 horas na cidade.
Então, pegou outro voo de mais onze horas para voltar para o seu país.
Reações
O comentário de Merz gerou fortes reações de políticos e aliados do presidente Lula (PT).
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi o que mais se exaltou ao chamar Merz de “filhote de Hitler”.
Horas depois, o político carioca apagou a postagem e tentou contemporizar: “Já dei minha desabafada de hoje. Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha que me emociona!”, escreveu no X.
Já o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que as pessoas não devem “ouvir quem não sabe apreciar”.
“Não temos que ligar para o que as pessoas estão falando, estamos acima disso”, disse, ironizando:
“O que deveria viralizar é o vídeo do ministro da Polônia que caiu no samba… Isso realmente reflete o que as pessoas acham.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
19.11.2025 18:04Até a ONU reclamou. Mas parece-me que publicação do prefeito do Rio é muito ofensiva e personalíssima, o chanceler alemão soube?