“Temos um governo pró-criminosos”, diz Zema
Em vídeo, governador mineiro afirma que o PL Antifacção precisa colocar criminosos "atrás das grades"
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) afirmou nesta terça-feira, 4, que o governo Lula “enaltece quem comete crimes”.
Em vídeo divulgado no X, Zema destacou que a PL Antifacção, do governo federal, “precisa colocar bandido atrás das grades”.
“Quando inocentes morrem, esse governo faz vista grossa. Quando bandidos morrem, vão lá pedir esclarecimento.
Eu e os seis outros governadores do Sul e do Sudeste, no dia 25 de março do ano passado, levamos para o ministro Lewandowski, ministro da Justiça, as nossas propostas para a PEC da Segurança, coisas básicas e simples, como qualquer criminoso que romper a tornozeleira eletrônica estar com seu mandado de prisão automaticamente feito. Isso não foi colocado na PEC, que é coisa mais básica do que essa. A PEC precisa é colocar bandido atrás das grades, que o Brasil não faz.
Eu tenho aqui caso que o comandante da Polícia Militar me mostrou: uma pessoa com 88 ocorrências de furto, de roubos, principalmente de celulares, que hoje deve estar roubando mais uma vez. Vai ter uma audiência de custódia e será solto. E, infelizmente, o governo federal não abriu os olhos. Nós temos hoje, nós temos de lembrar um governo que enaltece quem comete crimes. Como o próprio presidente deixou muito claro em um discurso: quando inocentes morrem, esse governo faz vista grossa; quando bandidos morrem, vão lá pedir esclarecimento. É muito difícil dialogar quando você tem uma visão assim.”
A “matança”
Em entrevista a correspondentes internacionais nesta terça-feira, 4, o presidente Lula classificou como “matança” a operação contra o CV.
Além disso, o petista também recomendou a abertura de investigação sobre o caso.
“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança. E houve matança“, disse o presidente da República na entrevista à Associated Press e Reuters.
Nós estamos tentando essa investigação. Inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da Polícia Federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito, porque tem muitos discursos, tem muita coisa”, acrescentou o petista.
“Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela policia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, prosseguiu ele.
Lula classificou ainda a operação como “desastrosa”.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)