Deputada do PT detida por Israel está incomunicável há 40 horas, diz gabinete
Segundo a equipe da parlamentar, "a delegação brasileira está sendo transferida para o centro de detenção de Ketziot"
O gabinete da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) informou nesta sexta-feira, 3, que ela permanece incomunicável há mais de 40 horas, desde a interceptação da flotilha Global Sumud pela Marinha de Israel, o que a equipe da parlamentar classifica como “abordagem ilegal”.
“A delegação brasileira está sendo transferida para o centro de detenção de Ketziot [em Israel], onde o serviço consular do Brasil aguarda autorização para realizar visitas e verificar as condições de integridade física e segurança dos cidadãos e cidadãs retidos”, acrescenta o comunicado.
O gabinete ainda faz um agradecimento por todas as manifestações de apoio e ao trabalho da diplomacia brasileira e diz que seguirá “exigindo respeito absoluto aos direitos da deputada Luizianne e dos demais brasileiros e brasileiras”.
A parlamentar e outros 14 brasileiros estavam na flotilha, que foi interceptada enquanto tentava furar o bloqueio à Faixa de Gaza para entregar mantimentos aos palestinos.
Em nota oficial, na quinta-feira, 2, o governo Lula (PT) exigiu a liberação imediata dos 15 brasileiros.
“O Brasil exorta o governo israelense a liberar imediatamente os cidadãos brasileiros e demais defensores de direitos humanos detidos. O Ministério das Relações Exteriores de Israel, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv e da Embaixada de Israel em Brasília, foi formalmente notificado da inconformidade do Brasil com as ações do governo de Israel”, disse o Itamaraty.
Segundo o ministério, a ação militar representa uma “violação ao direito internacional”.
“Tendo em vista o caráter pacífico da flotilha e seu objetivo de realizar entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, sua interceptação por forças israelenses constitui grave violação ao direito internacional, incluindo o direito marítimo internacional, em particular a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que consagra a liberdade de navegação“, pontua a nota.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel, por sua vez, informou na quinta que os tripulantes estão seguros.
“Passageiros do Hamas-Sumud em seus iates estão viajando em segurança e paz para Israel, onde terão início os procedimentos de deportação para a Europa. Os passageiros estão seguros e com boa saúde”, afirmou.
Antes de interceptar a flotilha, o governo israelense ofereceu uma alternativa pacífica aos ativistas. A proposta, no entanto, foi recusada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Andre Luis Dos Santos
04.10.2025 01:01violação ao direito internacional”. Mas quando o Hamas invadiu Israel, matou e sequestrou, estuprou, etc., tudo bem, né? Era "resistência". Bando de militantes VAGABUNDOS, a começar por aquela PIRRALHA Sueca (aliás, tai uma coisa que o Bozo tinha razão).
Emerson
03.10.2025 23:05Sorte deles que não foram detidos pelo Hamas.
Mariade
03.10.2025 20:25Não foi para isso que ela foi eleita! E onde está o video em que o maquiador faz zombaria que ela tinha que maquiar? Que tinha que falar que foi sequestrada?
Marian
03.10.2025 17:46Utilizou o fundo partidário para bancar essa viagem que nada tem a ver com seu mandato? Espero que não. Nosso dinheiro não é lixo e está faltando para a população.
Fabio B
03.10.2025 17:35Espero que encontre o que foi buscar, o clássico FAFO (F* Around and Find Out).
Maglu Oliveira
03.10.2025 16:37Antagonista, por favor, faça um levantamento dos trabalhos realizados por essa deputada em prol do povo cearense. Seria bom a gente saber. Quem pagou toda a viagem? Ela tirou férias do trabalho para participar desse demonstração ou como o Banana continua ganhando sem trabalhar?