Sabesp inicia aumento do tempo de redução da pressão da água em São Paulo
A Sabesp classifica essas medidas como preventivas e temporárias, com a finalidade de proteger os níveis de água dos reservatórios e mananciais.
A Região Metropolitana de São Paulo enfrenta desafios hídricos significativos, levando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a implementar medidas de conservação de água.
Em resposta à recomendação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo), a Sabesp decidiu aumentar o período de redução da pressão da água durante a noite, passando de 8 para 10 horas diárias, em uma tentativa de prolongar a disponibilidade dos recursos hídricos na região.
A decisão de amplificar o período de redução na pressão da água está programada para entrar em vigor a partir desta 2°feira, 22, afetando o abastecimento das 19h às 5h, todos dias. Não há prazo o fim da redução.
A medida não apenas intensifica a redução noturna, mas também envolve o gerenciamento da pressão durante o dia, um movimento estratégico para conservar água diante de níveis preocupantemente baixos nos reservatórios.
Como a redução de pressão da água impacta o consumo?
A redução da pressão da água é uma técnica eficaz de conservação, destinada a diminuir as perdas por vazamentos nas redes de distribuição, além de incentivar os consumidores a utilizar a água de forma mais consciente.
Leia também: Arara-Canindé surpreende ao abrir coco e beber água
Por determinação da Arsesp, a Sabesp amplia período da redução de pressão na rede de abastecimento: 19h e 05h em toda a Grande São Paulo. pic.twitter.com/iVPbaRUr43
— Sabesp (@sabesp) September 19, 2025
Desde o início da primeira fase de redução em agosto, estima-se que a economia tenha sido de 7.257.600.000 litros de água, suficiente para servir aproximadamente 800 mil pessoas por um mês — uma população comparável à de São Bernardo do Campo.
Quais são as justificativas para as ações da Sabesp?
A Sabesp classifica essas medidas como preventivas e temporárias, com a finalidade de proteger os níveis de água dos reservatórios e mananciais que abastecem a RMSP.
A iniciativa é parte de um esforço conjunto com a Arsesp, a SP Águas e o governo estadual, todos empenhados em mitigar os impactos da escassez hídrica e assegurar o abastecimento seguro à populaçã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)