Ato contra PEC da Blindagem na Paulista reúne 42,3 mil pessoas, aponta monitor da USP
Tamanho do protesto foi semelhante ao último ato bolsonarista em São Paulo, realizado em 7 de setembro
A manifestação convocada por movimentos de esquerda contra a PEC da Blindagem reuniu 42,3 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 21, segundo o Monitor do Debate Político, do Cebrap, USP. O pico de público ocorreu às 16h, quando o levantamento registrou 42.379 manifestantes, com margem de erro de 4,8 mil para mais ou para menos. Às 15h30, o número era de 40 mil.
A concentração começou por volta das 13h, em frente ao Masp, com sindicatos, partidos como PT, PCdoB e PSOL e movimentos sociais distribuindo materiais com os dizeres “sem anistia” e protestos contra o que chamaram de “PEC da Bandidagem”. O ato ocupou pelo menos três quarteirões da avenida e contou com a presença de parlamentares de esquerda, como Luiza Erundina e Guilherme Boulos.
O tamanho do protesto foi semelhante ao último ato bolsonarista na Paulista, realizado em 7 de setembro, que reuniu 42,2 mil pessoas, também segundo o levantamento da USP. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente se mobilizaram durante o julgamento da suposta tentativa de golpe de Estado, no qual Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.
Comparações com outros eventos mostram oscilações de público. Em junho, um ato convocado pelo pastor Silas Malafaia, com a presença de Bolsonaro, reuniu 12,4 mil pessoas. Já em fevereiro de 2024, manifestação liderada pelo ex-presidente chegou a atrair 185 mil pessoas na capital paulista.
Protestos em outras cidades
Além de São Paulo, houve atos em ao menos 12 capitais, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
As manifestações deste domingo tiveram em comum críticas à PEC da Blindagem e ao projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Cartazes e faixas também foram direcionados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Na Avenida Paulista, uma grande bandeira do Brasil foi estendida junto a cartazes contra a PEC e faixas de sindicatos e movimentos sociais.
A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara na semana passada, com forte apoio do PL e de outros partidos de oposição ao governo Lula. O PT liberou a bancada, e 12 deputados votaram a favor no primeiro turno. Dois deles mudaram de posição na segunda rodada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
José
22.09.2025 07:59O bolsonarismo tem inteligência limitada, limitadíssima. Reage instintivamente como um animal irracional. Taí o resultado.
Fabio B
21.09.2025 18:40E conseguiram o improvável, devolveram a pauta de "combate à corrupção" de volta para as esquerdas.
Fabio B
21.09.2025 18:39Essa PEC foi outro presente dado pelo bolsoanarismo às esquerdas. Olha as múmias que eles ressuscitaram e trouxeram de volta à vida.
Fabio B
21.09.2025 18:38Mesmo sendo puxada majoritariamente pela esquerda, essa manifestação me parece muito mais legítima e representativa da opinião do brasileiro comum. Diferente do bolsonarismo, que só enche a rua quando é para defender o mito ou algum interesse imediato dele, sem causa coletiva real que o povo brasileiro se sinta representado.