Sistema ferroviário metropolitano de SP adota tecnologia europeia
A capital paulista centraliza modernização de sua malha de trilhos, com o objetivo de reduzir intervalos e aumentar a segurança operacional
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos e CPTM, implementou um novo padrão de sinalização ferroviária na Região Metropolitana, adotando o ETCS (European Train Control System), uma tecnologia internacional. As mudanças iniciaram em agosto e visam ampliar a capacidade da rede, diminuir o tempo de espera entre os trens e elevar a segurança das operações.
A estação Palmeiras-Barra Funda foi convertida em um polo de conexão para o transporte sobre trilhos da capital, beneficiando passageiros de diversas linhas. O projeto almeja criar um sistema de transporte integrado e eficiente, utilizado por milhões de usuários todos os dias.
Unificação tecnológica e eficiência operacional
A implantação do ETCS representa um passo para a unificação da sinalização de todas as linhas metropolitanas. Este sistema está previsto nos contratos das Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e do Trem Intercidades, que inclui a Linha 7-Rubi. Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que já possuíam concessões, a transição será progressiva, garantindo a integração completa da rede no futuro. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) fiscaliza os contratos relacionados.
As adaptações na estação Palmeiras-Barra Funda permitiram que passageiros das Linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa utilizem-na como ponto central de suas viagens. O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, destacou a importância das modificações para as obras de modernização: “A gente está fazendo a interligação de todas as sinalizações para adequação ao modelo ETCS. As sinalizações de todas as linhas vão se comunicar e isso vai possibilitar que, por exemplo, o trem da linha 8 ande na Linha 7-Rubi, na Linha 10-Turquesa, na Linha 11-Coral. Para viabilizar isso, fizemos as mudanças na estação Barra Funda. O ganho futuro de ter toda a sinalização integrada em todas as linhas vai ser muito grande”.
A extensão da Linha 10-Turquesa até a Barra Funda simplifica a integração com a Linha 7-Rubi. Essa conexão ocorre em plataformas opostas, no mesmo nível e sem custo adicional, facilitando o deslocamento. A medida mantém a ligação entre as duas linhas, apesar da suspensão do Serviço 710 para modernização do sistema. A padronização tecnológica busca um novo nível de qualidade no transporte ferroviário, alinhado a padrões internacionais, com foco no benefício direto ao usuário.
Otimização do fluxo e expansão futura
A remodelação contribui para uma melhor distribuição do fluxo de passageiros no sistema. Estações como Luz e Brás terão uma redução na concentração de pessoas com a nova configuração. Usuários vindos do ABC, Alto Tietê, interior e de outras áreas da capital disporão de mais opções para seus trajetos, minimizando a demanda em pontos de grande volume.
Rafael Benini ressaltou o impacto das mudanças na rotina dos usuários. Ele declarou: “A gente vai trazer muito investimento para as linhas. Novos trens, menor tempo entre os trens, mais flexibilidade entre as linhas. Isso vai trazer muito benefício para a população que usa essas linhas diariamente”.
Além das alterações na Barra Funda, a CPTM realizou melhorias em outras operações. A Linha 12-Safira teve sua operação alterada para um sistema em loop, permitindo circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalos de 4,5 minutos nos horários de pico. A Linha 13-Jade agora apresenta intervalos de 10 minutos no pico, aumentando a oferta de lugares. O Expresso Linha 10, que conecta Santo André a Tamanduateí, opera com trens a cada 20 minutos nos períodos de maior procura.
Em agosto, a TIC Trens iniciou a operação da Linha 7-Rubi sob a supervisão da CPTM. Este modelo de “operação supervisionada” prossegue até 26 de novembro, data em que a empresa assume a responsabilidade pela operação comercial, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi. A TIC Trens também será responsável pelo Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e pelo Trem Intermunicipal (TIM). O leilão do projeto, que incluiu essas concessões, ocorreu em fevereiro de 2024, com o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos sendo o vencedor, com um investimento estimado em R$ 14,2 bilhões.
O serviço expresso do TIC tem previsão de início para maio de 2031. Será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, conectando São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, a uma velocidade de 140 km/h. Com 101 quilômetros de extensão, transportará até 860 passageiros por viagem em um trajeto de 64 minutos. O TIM, por sua vez, está previsto para maio de 2029, ligando Jundiaí a Campinas em 33 minutos, cobrindo 44 quilômetros e realizando paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
CLAUDIO NAVES
10.09.2025 19:28O voto de Fux já esta refletindo no mundo todo !