Zelensky condecora enviado de Trump no Dia da Independência
Data relembra 1991, quando a Ucrânia conquistou a independência da União Soviética, inclusive em regiões hoje reivindicadas pela Rússia
O presidente Volodymyr Zelensky condecorou neste domingo, 24, o enviado especial de Donald Trump para a Ucrânia, o general Keith Kellogg, com a Ordem do Mérito.
A honraria foi entregue durante a cerimônia que celebrou os 34 anos da independência da Ucrânia, na praça central de Kiev.
A data relembra 1991, quando o Parlamento ucraniano rejeitou o domínio soviético, e um referendo confirmou a independência com 92% de votos favoráveis, incluindo a maioria nas regiões do leste agora reivindicadas pela Rússia.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, também participou da cerimônia, que reuniu outros representantes ocidentais.
Zelensky afirmou: “Juntos, os ucranianos e os nossos parceiros, esforçamo-nos por levar a Rússia à paz.”
Mark Carney anunciou que, em setembro, a Ucrânia receberá 1 bilhão de dólares canadenses em ajuda militar, parte dos 2 bilhões prometidos no G7 em junho.
“Putin pode ser detido”, afirmou. “A economia russa está enfraquecendo. Ele está cada vez mais isolado, enquanto nossa aliança cresce mais forte, determinada e unida.”
Em publicação nas redes sociais, Zelensky agradeceu a outros líderes mundiais, incluindo Trump, o presidente da China, Xi Jinping, e o papa Leão XIV, por suas mensagens.
Leia também: Ucranianas libertadas após 6 anos relatam tortura e ‘inferno’ na Rússia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Joaquim Arino Durán
24.08.2025 15:28O Lula não enviou nenhum representante?
Clayton De Souza pontes
24.08.2025 13:56Bom que a Ucrânia segue resistindo.