A vileza de Eduardo Bolsonaro contra a “anistia light”
Lula é quem vem tirando vantagem da articulação de Eduardo Bolsonaro com Trump contra o Brasil. Embora não muito bem avaliado, a rejeição ao atual presidente diminuiu
Na algazarra em torno das baixarias contidas no celular de Jair Bolsonaro apreendido pela Polícia Federal muito se tem comentado sobre a falta de inteligência do ex-presidente em – nessa altura dos seus rolos com a lei e a ordem, réu em processo e cumprindo penas cautelares – ter deixado ao alcance de qualquer batida policial um aparelho com mensagens tão comprometedoras e constrangedoras.
De todo modo, a divulgação das mensagens no relatório da PF deixou, mais uma vez, escancarado o charco político onde se atolaram os brasileiros.
Os protagonistas das mensagens reiteram e confessam certos cometimentos que as investigações poderão concluir que sejam crimes. A linguagem com que o fazem é um constrangimento à parte.
Por ter sido considerado imaturo por Jair Bolsonaro, o filho Eduardo respondeu chamando o pai de “ingrato do c******” e mandando um “VTNC”.
Já o pastor Silas Malafaia, pregador evangélico de quem seria de se esperar alguma compostura verbal, também apelou para palavras de baixo calão, empenhado que estava em gerar intrigas entre Bolsonaro e o governador de São Paulo:
“Tarcísio nunca te ajudou em nada no STF. Sempre esteve de braço cruzado vendo você se f**** e se aquecendo para 2026”. Adiante, completou: “Você está com a faca e o queijo na mão. Se errar a estratégia, sifus!”.
Vê-se que Malafaia pretende monopolizar Bolsonaro, mas sua avaliação do quadro jurídico e político-eleitoral é equivocada: faz tempo que o ex-presidente Jair Bolsonaro não está “com a faca e o queijo na mão”; a bem da verdade, ele está com a faca no pescoço, em situação ruim e destino pior previsto para muito breve.
Embora o apoio declarado do presidente do país mais poderoso do mundo não deixe de ser um trunfo nas mãos dos bolsonaristas, o próprio Malafaia questionou a solidez deste apoio e detonou o autodeclarado estrategista dos ataques do governo Trump ao Brasil, Eduardo Bolsonaro, como um “babaca” e um“estúpido de marca maior”.
Tudo é estúpido neste teatro de absurdos, mas me causou especial indignação a declaração de Eduardo Bolsonaro contra o projeto de Anistia aos invasores da praça dos Três Poderes: “Se a anistia light passar, a última ajuda dos EUA terá sido o post de Trump. Eles não irão mais ajudar…”, escreveu o deputado ao seu pai.
O que Eduardo chama de “anistia light” é a anistia destinada a tirar da prisão os “bagrinhos” que, tendo se prestado a serem bucha de canhão e massa de manobra dos “tubarões” que efetivamente planejaram um golpe de Estado, foram condenados a penas escandalosamente abusivas por Alexandre de Moraes e seus pares no STF.
Aos Bolsonaro, e a Eduardo em particular, apenas os Bolsonaro interessam. O resto do Brasil e dos brasileiros que se danem.
Novo fôlego para Lula
Desde que, derrotando um regime de atraso, Jair Bolsonaro se elegeu presidente da República em 2018, o bolsonarismo tornou-se outro fator de atraso para o Brasil. Tão ruim foi o governo Bolsonaro que Lula voltou.
No combate ao atual governo, o bolsonarismo revelou-se como a mais antidemocrática e estúpida de todas as oposições: começou tentando um golpe de Estado e está chegando ao fim em meio a uma pérfida traição internacional contra o seu próprio país.
Lula vem tirando enorme vantagem da estupidez bolsonarista. Segundo as últimas pesquisas de opinião, embora não muito bem avaliado, a rejeição do atual presidente diminuiu e ele venceria qualquer candidato na eleição presidencial de 2026.
As pesquisas apontam também que os eleitores anseiam por alguma alternativa fora da polarização lulopetismo X bolsonarismo. Todavia, nenhum nome consistente – ou sequer promissor – tem aparecido para representar este ainda muito difuso desejo eleitoral.
Tudo indica que o buraco do atraso político bolsonarista vai ser fechado; é preciso cuidar, porém, para que o Brasil não continue sendo tragado pelo buraco mais fundo do atraso petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Um_velho_na_janela
26.08.2025 11:45Enquanto o eleitorado tiver preguiça de ler artigos sérios como os que a Catarina escreve, o país continuará como o amontoado de infelizes explorados pelo quadrilhão dos expertos.
Um_velho_na_janela
26.08.2025 11:37Mais uma vez, essa abençoada cegueira da Catarina nos brinda uma radiografia completa e realística (em Braille) do momento político atual.
Fabio B
25.08.2025 08:44Antonio Caio Alcântara Botellho, você talvez só mais outra vítima embolhada e explorada. Já ouviu o ditado que é mais fácil enganar alguém do que convencê-lo que ele está sendo enganado? Pense a respeito com bastante humildade.
Paulo Cordaro
24.08.2025 20:16Acho ótimo o Antonio cancelar sua assinatura. Ele não entende nada mesmo.
Eliane ☆
24.08.2025 19:44Os artigos sempre ótimos da Catarina Rochamonte!.
Washington
24.08.2025 15:51Fanatismo produz baixarias. O Brasil precisa mandar todo fanatismo - de direita ou de esquerda - para o lixo.
Joaquim Arino Durán
24.08.2025 15:20A colunista acerta ao comparar os dois poços populistas, e ao se referir a segunda ressureição de Lula promovida pela estupidez bolsonarista.
Antonio Caio Alcântara Botellho
24.08.2025 14:53Está colunista é ridícula. Vou cancelar minha assinatura por causa dela. Ela cega intelectualmente
Clayton De Souza pontes
24.08.2025 13:33Esses dois populistas não prosperarão, espero. Estamos mal, com congresso decorativo, Executivo populista e fraco e Judiciário aparelhado pra blindar orruptos amigos e perseguir desafetos. Pra piorar, os traidores Bolsonaro ficam conspirando contra o país pra tentar se livrar da jaula e ostracismo. Se for o fundo do poço, espero que tenhamos alternativas não capturadas pra próxima eleição