“Vitória histórica da oposição”, diz Zucco sobre presidente e relator da CPMI
Segundo o líder da oposição na Câmara dos Deputados, "não haverá blindagem a sindicatos, amigos ou familiares de Lula"
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), celebrou nesta quarta-feira, 20, a eleição de Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da CPMI do INSS, no lugar de Omar Aziz (PSD-AM), e a designação de Alfredo Gaspar (União-AL) como relator, no lugar de Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
“A eleição da mesa diretiva da CPMI do INSS representa uma vitória histórica da oposição, dos partidos de centro e, sobretudo, do povo brasileiro. Os indicados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foram derrotados na votação – garantindo que esta Comissão não seja capturada pelo governo nem acabe em pizza“, afirmou Zucco, em nota.
“Agora, o Brasil terá uma investigação de verdade. Nada será abafado. Os aposentados, pensionistas e milhões de brasileiros lesados por um dos maiores escândalos de corrupção já registrado no país – que pode chegar a 90 bilhões de reais – terão a garantia de que a CPMI buscará a verdade até as últimas consequências”.
Ainda de acordo com Zucco, o comando do colegiado está em “mãos firmes e independentes”. A partir de agora, em suas palavras, “não haverá blindagem a sindicatos, amigos ou familiares de Lula. O Congresso dará a resposta que o povo espera, rompendo a cortina de silêncio erguida pelo governo e setores que não desejam a verdade”.
Viana foi eleito presidente com 17 votos, contra 14 de Aziz. “Meu agradecimento a cada um dos 17 parlamentares que depositaram a confiança em meu nome. Uma articulação que foi feita nos últimos dias, especialmente nas últimas 24 horas. Conversei com a maioria dos membros, com todos eles, percebi em cada um o desejo de que esta CPMI traga respostas e cumpra com o papel dela. A população brasileira, o povo brasileiro, espera muito de nós. E eu tenho confiança absoluta de que não vamos decepcionar o nosso Brasil”, disse Viana após a vitória.
“Não há este governo, o governo anterior, não há aqui qualquer desejo de prejudicar a quem quer que seja que esteja na responsabilidade do INSS nos dias atuais ou dias passados. Quem está aqui é um presidente eleito que quer esclarecer o que aconteceu, pedir a punição dos culpados, e principalmente gerar novos projetos e políticas que não permitam a repetição de um momento tão vergonhoso para o Brasil como o desvio de dinheiro de aposentados, pensionistas”.
Ele ressaltou ainda que o colegiado tem “uma missão muito grande pela frente“. “E eu confio principalmente no bom senso, na responsabilidade, mas no respeito entre todos os partidos e todos os parlamentares”.
O presidente da CPMI explicou que escolheu Gaspar porque precisam para a relatoria de “um nome técnico, alguém que conheça das leis e principalmente tenha experiência também nas investigações“. “Não podemos fazer com que essa CPMI perca o rumo, muito menos que caia em armadilhas políticas, ideológicas, ou mesmo não consiga atingir as pessoas que são responsáveis por esse desvio do INSS”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Frederico Edwino Fuhrmeister
20.08.2025 16:07Finalmente uma boa notícia
LuÃs Silviano Marka
20.08.2025 13:24Pavor, tremores, suor e c*ganeira nervosa entre os esquerda.
CLAUDIO NAVES
20.08.2025 13:19Excelente !