Pacote Anticrime dificulta a prescrição, a ‘válvula de escape’ dos criminosos
Uma medida até agora pouco notada do pacote anticrime enfrenta o que Sergio Moro chama de “válvula de escape da maior parte dos criminosos”: a prescrição, benefício no qual o suspeito pode se livrar da punição pela demora do processo...
Uma medida até agora pouco notada do pacote anticrime enfrenta o que Sergio Moro chama de “válvula de escape da maior parte dos criminosos”: a prescrição, benefício no qual o suspeito pode se livrar da punição pela demora do processo.
O projeto acrescenta no Código Penal um novo marco que interrompe a contagem do tempo: a existência de recursos aos tribunais superiores cujo único objetivo seja arrastar o processo.
“Os embargos de declaração, muitas vezes, não têm o objetivo de aclarar os acórdãos nos tribunais superiores, mas sim de adiar o julgamento final. Interpostos mais de uma vez no mesmo processo conseguem, não raramente, alcançar o objetivo”, diz a justificativa do ministro que acompanha o projeto de lei apresentado ao Congresso.
O texto estipula que também interrompem o prazo de prescrição a publicação de decisões colegiadas (mesmo que não condenatórias) ou o início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)