Defesa de Bolsonaro envia a Moraes atestado médico após ida a hospital
Ex-presidente foi diagnosticado com duas infecções pulmonares, esofagite e gastrite; Ministro havia concedido prazo de 48h para entrega do relatório
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) enviou nesta segunda-feira, 18, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o atestado médico que comprova a ida do ex-presidente a um hospital particular de Brasília no último sábado, 16, para a realização de exames.
Segundo os advogados, Bolsonaro apresentou crises de soluços e falta de ar, sintomas ligados à esofagite provocada por um procedimento realizado em abril.
O documento destaca que o ex-presidente passou por exames de urina, sangue, endoscopia, tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia e colonoscopia.
Bolsonaro foi diagnosticado com duas infecções pulmonares, esofagite e gastrite.
“Os exames evidenciaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração. A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensas, porém com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”, diz trecho.
“Deverá seguir com o tratamento da hipertensão arterial, da doença aterosclerótica das artérias carótidas e artérias coronárias, da dislipidemia e do quadro de refluxo e esofagite, com medidas preventivas de broncoaspiração”, segue.
O envio do atestado cumpre exigência feita por Moraes, que havia autorizado Bolsonaro a deixar a prisão domiciliar exclusivamente para a realização dos exames, sob a condição de que os relatórios médicos fossem encaminhados ao STF no prazo de até 48 horas.
Visitas e restrições
Nos últimos dias, Bolsonaro, que está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, recebeu deputados do PL, o empresário Renato Araújo e a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Devido à impossibilidade de contato direto com o ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem atuado como interlocutora do partido.
Moraes autorizou visitas de dirigentes do PL, como Valdemar Costa Neto, Altineu Côrtes e Rogério Marinho, previstas para a semana do dia 25.
Zanin marca início de julgamento
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) , marcou para 2 de setembro o início do julgamento da ação penal que apura a atuação do “núcleo 1” na suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.
Pela decisão do magistrado, as sessões extraordinárias serão realizadas nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h.
O núcleo 1, ou “núcleo crucial”, inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus. São eles: o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno; o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid; o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; e o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)