“Sancionado por ser mais democrático que seu agressor”, diz Haddad sobre tarifaço
Ministro afirmou que tarifaço é "injusto e muito incomum" contra um país que "não persegue adversários e imprensa"
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 13, que o Brasil está sendo sancionado com tarifas pelos Estados Unidos “por ser mais democrático do que seu agressor”.
“Estamos em uma situação muito inusitada, porque o Brasil é um país que está sendo sancionado por ser mais democrático do que seu agressor. É uma situação inédita e muito incomum no mundo um país que não persegue adversários, não persegue imprensa, não persegue escritórios de advocacia, universidades, imigrantes legais ou ilegais está sujeito a uma retaliação injustificável do ponto de vista político ou econômico, como é o caso do Brasil”, disse o ministro, durante anúncio do plano de socorro para as empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA.
“Vamos enfrentar como já enfrentamos muitas situações difíceis e vamos superar essa situação que vem de fora para dentro, mas infelizmente com o apoio de setores radicalizados da sociedade brasileira”, continuou.
Como mostramos, Haddad teria uma reunião nesta quarta, 13, com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, para tratar sobre o tarifaço.
No entanto, o ministro disse que “forças de extrema-direita que atuaram junto à Casa Branca” pelo cancelamento da conversa.
A Medida Provisória
A MP assinada na cerimônia institui o Programa Brasil Soberano.
Entre as medidas trazidas pelo programa, estão:
- Criação de linha de financiamento com recursos do superávit financeiro do Fundo de Garantia à Exportação;
- Mudança das regras do seguro de crédito à exportação;
- Prorrogação excepcional dos prazos de suspensão dos tributos;
- Medidas de contratação pública para incentivar a aquisição de gêneros alimentícios impactados pelas tarifas; e
- Mudanças em fundos garantidores para amparar os exportadores.
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), participaram do evento. O Congresso precisará votar a MP.
“O time do governo está passando a bola para o time da Câmara e o time do Senado. A bola está com vocês”, ressaltou o presidente Lula.
Leia mais: “Se os EUA não querem comprar, vamos procurar outro país”, diz Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Emerson
13.08.2025 22:28Vixiiiii o negócio era forte ........ tá alucinado .
Marian
13.08.2025 19:21Realidade paralela?
ROGERIO BANDEIRA DE GOUVEA MACHADO
13.08.2025 17:50Vcs deveriam fazer um tavaddometro, ninguém aguenta mais esse cara
ROGERIO ADAM DE OLIVEIRA
13.08.2025 16:17Em que pais o Haddad vive??
ROGERIO BANDEIRA DE GOUVEA MACHADO
13.08.2025 15:49Narrativa de um perdedor nato e pior ministro da fazenda da história, já foi o pior orefeito