Aquilo que traz orgulho a Lula, envergonha o Brasil

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Aquilo que traz orgulho a Lula, envergonha o Brasil

avatar
Ricardo Kertzman
5 minutos de leitura 30.07.2025 11:49 comentários
Análise

Aquilo que traz orgulho a Lula, envergonha o Brasil

“Nunca antes na história desse país” cobramos tantos impostos, pagamos tantos juros, devemos tanto dinheiro e não entregamos nada

avatar
Ricardo Kertzman
5 minutos de leitura 30.07.2025 11:49 comentários 6
Aquilo que traz orgulho a Lula, envergonha o Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Há 45 anos, o chamado PIB per capita por paridade do poder compra, que significa, grosso modo, a relação entre o rendimento e a capacidade de consumo médios das pessoas de um país em relação a outras, de outros, colocava o Brasil no 48º lugar do ranking, exatas 22 posições acima da linha de corte, que divide os países mais ricos dos mais pobres. 

Dez anos depois, o Brasil caiu nove posições e foi parar no 55º lugar, mas ainda 20 posições acima das nações mais pobres. Dez anos à frente, passamos para 71º lugar e fomos caindo, sucessivamente, até ocuparmos, hoje, a 87º posição, com previsão de caírmos mais duas, para 89º, em 2029, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Estes dados, que foram apresentados dias atrás pelo jornalista Eduardo Oinegue, da Band News, mostram que o Brasil, hoje, está apenas nove posições acima da linha que o separa da metade inferior – os países mais pobres do mundo. Ou seja, em quatro décadas e meia, não apenas não enriquecemos como empobrecemos substancialmente.

Presos no labirinto do atraso

Neste período, experimentamos “de tudo um pouco”. Abandonamos uma ditadura militar, elegemos presidentes, adotamos uma nova constituição, trocamos de moeda três – ou seriam quatro? – vezes, vencemos a hiperinflação, fomos governados pela esquerda e pela direita, e migramos do presidencialismo para uma espécie de parlamentarismo extraoficial.

Nossa população aumentou em quase 100 milhões de pessoas, e ainda que nossa renda per capita tenha subido, em relação ao planeta andamos como um cágado idoso, usando bengala. “Ah, estamos entre as dez maiores economias do mundo”. Bem, ainda assim, os demais cresceram, em média, pela paridade do poder de compra, muito mais que a gente.

Ostentamos índices vergonhosos, como mais da metade dos lares sem saneamento básico. Nossa taxa de analfabetismo e analfabetismo funcional nos coloca dentre as piores nações do globo. Número de mortes violentas, número de mortes por acidente de trânsito, taxa real de juros… Escolham o tema e lá estaremos dentre as piores colocações no mundo.

Uma culpa, muitos culpados

Em 1980, a renda per capita da Coreia do Sul era 17% da renda per capita americana. A do Brasil, 25% em valores absolutos. Ou seja, éramos mais ricos que os sul-coreanos. Hoje, a renda per capita dos asiáticos é 45% a dos americanos e a nossa, 14%. O nosso mesmo empobrecimento relativo ocorre igualmente em relação à Irlanda, Israel, Espanha, China, Índia…

A culpa não é de um governo ou de um grupo político, mas do conjunto da sociedade, inclusive das elites política, empresarial, artística e intelectual. Como nação, escolhemos o compadrio, o corporativismo, o patrimonialismo e a impunidade. Adotamos, sustentamos e mantemos um sistema político eleitoral que, no limite, nos mantém reféns de nós mesmos.

Neste sentido, nos cabe apenas identificar e analisar os piores, dentre os piores, e os menos piores, dentre os mesmos piores. Assim, forçoso reconhecer que o lulopetismo merece o troféu “péssimo dos péssimos”, pois está no quinto mandato – não consecutivo -, tendo governado o país por 16 dos últimos 23 anos, sempre liderado por Lula da Silva.

Não aprende nada, não esquece nada

Estes dias, ao ouvir o presidente da República anunciar triunfante, orgulhoso e heróico, mais um programa assistencialista eleitoreiro, desta vez, gás gratuito para mais de 15 milhões de pobres, como outro dia foi energia elétrica, também gratuita, para mais de 60 milhões de brasileiros, me lembrei do comentário acima (do meu colega jornalista).

O governo, ou melhor, o governante, que suga mais de 30% da riqueza da sociedade em impostos acachapantes, majoritariamente para sustentar uma casta privilegiada de servidores públicos e de empresários amigos, além de pagar aposentadorias humilhantes aos “comuns” – e milionárias aos apaniguados -, acredita-se benevolente e “pai dos pobres”.

Este mesmo governante, que estoura as contas públicas, obrigando o Banco Central a remunerar a ínfima porção de quem tem dinheiro aplicado no país com juros estratosféricos, jacta-se por retirar parte dos miseráveis da miséria para, anos depois, quando ocupar o poder, fazer o mesmo: retira hoje, recoloca amanhã e retira novamente depois de amanhã.

Vergonha, não orgulho

Este círculo vicioso perverso de perpetuação da pobreza, combinado com a quase equivalente perpetuação no poder do lulopetismo que, se não é o único responsável, como já dito, é o principal, tem em sua raiz fraturas culturais estruturais até então insanáveis, originadas e originárias do patrimonialismo conveniente da classe política brasileira.

Quando Lula humilha uma senhora pobre, zombando de sua falta de dentes, prometendo uma dentadura nova – com o dinheiro dela mesma -, ou distribui – sempre com o dinheiro alheio – fraldas geriátricas, para além do ato populista messiânico, aprisiona os pobres em um modelo de sociedade em que o Estado que os empobrece é o Estado que lhes auxilia.

O lulopetismo deveria se envergonhar de suas não conquistas (desenvolvimento econômico e social do país) e de suas conquistas (empobrecimento contínuo da nação e do povo). Mas, ao contrário, triunfante, alardeia que “Nunca antes na história desse país” cobramos tantos impostos, pagamos tantos juros, devemos tanto dinheiro e não entregamos nada.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
2

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
3

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
4

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin
5

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
6

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
7

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
8

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT

Rachel Sheherazade perde processo contra SBT
9

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula

GSI designa major “Fulano de Tal” como assistente na segurança de Lula
10

Justiça rejeita pedido de Renan Santos para remover posts sobre acusação de estupro

Justiça rejeita pedido de Renan Santos para remover posts sobre acusação de estupro
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
3

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico

O destino do Brasil nas mãos de um evangélico
4

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6x1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
5

“Estamos criando uma geração de imprestáveis”, diz Romeu Zema

“Estamos criando uma geração de imprestáveis”, diz Romeu Zema
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
8

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco

De Toni quer que sociedade julgue crimes de colarinho branco
9

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump

Irã aceitará "grandes inspeções" nucleares, diz Trump
10

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Crusoé: O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira
1

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/06/2026
2

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
3

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump

Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”, diz Trump
4

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
5

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil

Cada vez mais cubanos fogem para o… Brasil
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

Japão encarece a entrada de turistas no país

Japão encarece a entrada de turistas no país
8

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
9

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara

Mudança em grupo de investigadores da Operação Compliance Zero vira alvo de cobrança na Câmara
10

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

PF mapeia contatos de Daniel Vorcaro com núcleos do governo e da oposição em Brasília

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

assistencialismo Lula
< Notícia Anterior

Trump anuncia tarifas de 25% sobre produtos indianos a partir de 1º de agosto

30.07.2025 00:00 4 minutos de leitura
Trump anuncia tarifas de 25% sobre produtos indianos a partir de 1º de agosto
Próxima notícia >

Meio-Dia em Brasília: O fracasso da diplomacia do Brasil

30.07.2025 00:00 4 minutos de leitura
Meio-Dia em Brasília: O fracasso da diplomacia do Brasil
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Amaury G Feitosa

31.07.2025 15:57

Óbvio que há diferença, e muita, no que pensa o algoz e a vítima.


Sandra

30.07.2025 21:11

Perfeito Fábio, parabéns


Ademir Fenicio

30.07.2025 18:08

Durante minha longa vida, conheci pela imprensa, Homens Públicos (Políticos) Respeitáveis, Dignos, Honestos, em quem o povo brasileiro confiava e depositava esperança de dias melhores. Com a chegada do pt o Brasil degringolou na ignorância e na corrupção generalizada, degradou todas as instituições públicas. Atualmente é dificílimo identificar um homem público culto, digno, honrado, respeitável, confiável.


Roberto Jose Veras De Sousa

30.07.2025 15:31

Parabéns ao Ricardo pelo texto e Fábio Morais, pelo comentário.


Fábio Morais

30.07.2025 13:54

E seja pela esquerda, pela direita, pelo centro, de baixo para cima, de cima para baixo e diagonalmente, com aval do Congresso, dominado por corruptos, irresponsáveis, demagogos, mesquinhos e ignorantes, sob aplausos de acadêmicos de subúrbio, carentes de leitura, de cultura e de capacidade cognitiva ao menos mediana, exultados pela classe artística entorpecida por drogas ingeríveis, injetáveis e inaláveis, defendidos pela imprensa venal, alienada, ideologicamente sectária e passional, continuamos criando e renovando os ardis maldosamente chamados de políticas públicas de transformação e inclusão social e econômica, que verdadeiramente não passam de ardis eleitoreiros que perpetuam e alastram a miséria, cooptam os milhões que são enredados nessas armadilhas torpes por preguiça, acomodação e venalidade geracional, empobrecem quem é competente, disposto, tem dignidade real e acredita nos benefícios do trabalho, inviabiliza as empresas, endivida a Nação e afasta os mais abastados desse cenário pavoroso e repugnante.


Marcos Rezende

30.07.2025 13:18

Perfeito. E muito triste.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Amaury G Feitosa

31.07.2025 15:57

Óbvio que há diferença, e muita, no que pensa o algoz e a vítima.


Sandra

30.07.2025 21:11

Perfeito Fábio, parabéns


Ademir Fenicio

30.07.2025 18:08

Durante minha longa vida, conheci pela imprensa, Homens Públicos (Políticos) Respeitáveis, Dignos, Honestos, em quem o povo brasileiro confiava e depositava esperança de dias melhores. Com a chegada do pt o Brasil degringolou na ignorância e na corrupção generalizada, degradou todas as instituições públicas. Atualmente é dificílimo identificar um homem público culto, digno, honrado, respeitável, confiável.


Roberto Jose Veras De Sousa

30.07.2025 15:31

Parabéns ao Ricardo pelo texto e Fábio Morais, pelo comentário.


Fábio Morais

30.07.2025 13:54

E seja pela esquerda, pela direita, pelo centro, de baixo para cima, de cima para baixo e diagonalmente, com aval do Congresso, dominado por corruptos, irresponsáveis, demagogos, mesquinhos e ignorantes, sob aplausos de acadêmicos de subúrbio, carentes de leitura, de cultura e de capacidade cognitiva ao menos mediana, exultados pela classe artística entorpecida por drogas ingeríveis, injetáveis e inaláveis, defendidos pela imprensa venal, alienada, ideologicamente sectária e passional, continuamos criando e renovando os ardis maldosamente chamados de políticas públicas de transformação e inclusão social e econômica, que verdadeiramente não passam de ardis eleitoreiros que perpetuam e alastram a miséria, cooptam os milhões que são enredados nessas armadilhas torpes por preguiça, acomodação e venalidade geracional, empobrecem quem é competente, disposto, tem dignidade real e acredita nos benefícios do trabalho, inviabiliza as empresas, endivida a Nação e afasta os mais abastados desse cenário pavoroso e repugnante.


Marcos Rezende

30.07.2025 13:18

Perfeito. E muito triste.



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé