“Pouco dinheiro na mão de muitos significa riqueza”, diz Lula
O petista afirmou nesta segunda-feira, 28, ter 'criado' sua própria tese econômica sobre riqueza e pobreza
O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira, 28, ter ‘criado’ sua própria tese econômica sobre riqueza e pobreza.
Segundo o petista, “muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza. E pouco dinheiro na mão de muitos significa riqueza”.
Ao inaugurar uma usina de gás natural em São João da Barra, no Rio de Janeiro, Lula tentou explicar por que governa para os ricos, e não somente para os pobres.
“Quando o cara recebe um bico de luz em casa. O que acontece com ele? Ele vai comprar um televisor. Quem vai ganhar dinheiro? Quem produz o televisor e quem vende o televisor. Ele compra uma geladeira? Quem vai ganhar dinheiro? O cara que produz a geladeira e o cara que vende a geladeira. Ele compra uma bomba para tirar água do poço? Quem vai ganhar dinheiro? Ele compra um motor para fazer farinha. Quem vai ganhar dinheiro? Ele compra o liquidificador. Ou seja, no fundo, no fundo, o dinheiro do pobre volta imediatamente para a economia. E é isso que eu quero. Eu quero que o dinheiro circule.
Eu pego um exemplo aqui, companheiros. Aqui, por exemplo, vamos supor que aqui tenha mil pessoas. Vamos supor que eu tivesse 1 milhão de reais e eu pegasse 1 milhão e desse para você [selecionando o diretor-presidente da GNA, Emanuel Delfosse]. O que você ia fazer com um milhão? Que você ia fazer? Você ia correr daqui?
Ele ia correr daqui, ele ia depositar numa conta e ele ia ficar sozinho com um milhão. Todos vocês iriam ficar chupando o dedo. Agora se esse milhão, ao invés de eu dar para ele, eu distribuísse 200 reais para cada um de vocês. O que iria acontecer? Todos vocês iriam no mesmo dia ou no outro dia gastar esse dinheiro em alguma coisa de comida, o dinheiro começava a circular e todos viveriam melhor. É esse país que eu quero construir.
Então, a minha tese econômica é o seguinte: presta atenção. O Renan [Filho, ministro dos Transportes], o Renan é economista. Eu não pude ser economista, mas eu tinha vontade porque economista de oposição sabe tudo, cara. Quando você tá na oposição, você decora. Você decora tudo. É impressionante como tem solução, porque quando você é oposição, você só fala: ‘Eu penso, eu penso isso, isso, eu acredito nisso, nisso, nisso, eu acho isso, isso, isso.’ Isso é quando oposição. Quando você tá no governo, você não pensa, você não acha, você não acredita. Ou você faz ou não faz. Essa é a diferença básica.
Então eu fico só imaginando, gente, uma tese econômica que eu criei. Muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza. E pouco dinheiro na mão de muitos significa riqueza. Significa uma sociedade vendo dinheiro circular.”
“Só é rico porque já roubou”
Em meio à campanha de “ricos contra pobres” do governo, Lula reclamou na sexta-feira, 25, da ideia de que é preferível votar em “prefeito que é rico, porque ele não vai roubar”.
Para o petista, o político “só é rico porque roubou”.
“Então a gente… a gente gostaria de comer filé mesmo… Sabe? A gente quer comer coisa boa… Sabe? Então, assim, é preciso parar com essa ideia, sabe? Que eles falam… Os… Os ricos são tão sabido [sic] que eles inventaram o seguinte… O pobre fala assim: ‘Ah, eu vou votar no prefeito que é rico, porque ele não vai roubar, porque ele já é rico.’ Ora, e ele só é rico porque já roubou! Porra! E aí… E aí o pobre fica com preconceito contra o pobre. Não é, não é uma coisa…? Gente…”, disse Lula, durante evento de anúncio dos projetos habilitados pelo Novo PAC, em São Paulo.
O Antagonista considera emblemático que o milionário Lula, aliviado pelo STF das condenações por corrupção e lavagem de dinheiro nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, considere que político rico é necessariamente ladrão.
Da fortuna de Lula, exposta em 2015 em relatório do Coaf sobre sua empresa L.I.L.S., cerca de R$ 10 milhões, em remuneração por alegadas palestras, vieram do clube de empreiteiras envolvidas no esquema criminoso da Petrobras, como Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão.
Leia também: Campanha “ricos contra pobres” só serviu para atiçar base de Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Denise Pereira da Silva
28.07.2025 19:59Cinismo em palavras proferidas pela boca de Lula não tem limite. Quanto cinismo os brasileiros que trabalham e pagam impostos cada vez mais exorbitantes terão que engolir?
Claudemir Silvestre
28.07.2025 18:34LULA seve estar falando novamente em causa própria e dos dois filhos, que enriqueceram com a ajudinha do PAI LADRÃO !!!
Alberto
28.07.2025 17:54Então paga os 18 milhões que foram perdoados indevidamente.
Emerson
28.07.2025 15:38Impressionante ..... é uma fonte inesgotável de pérola !!!!
Fabio B
28.07.2025 15:30Todo mundo pobre menos a turma dele. Riqueza para ele, só se for.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
28.07.2025 15:20Lulices eleitorais jogadas em profusão ao vento e às manchetes de noticias. Uma barbaridade atrás da outra....