Os setores mais expostos ao ‘tarifaço’ de Trump no Brasil
As tarifas extras de 50% sobre produtos brasileiros estão previstas para entrar em vigor em 1° de agosto
As tarifas extras de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, previstas para entrar em vigor em 1° de agosto, devem asfixiar pelo menos cinco setores da economia, conforme levantamento realizado pela Folha de S.Paulo.
São eles: obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes; aeronaves e aparelhos espaciais; armas e munições; peixes e crustáceos; e peles com pelo e suas obras.
Mais da metade do que esses setores exportam vai para os Estados Unidos.
Apenas em 2024, as empresas de materiais de construção comercializaram cerca de 802 milhões de dólares com companhias americanas.
O valor corresponde a 65,4% do total das vendas externas do setor.
Estados mais dependentes dos EUA
O Ceará é o estado brasileiro com maior dependência das exportações para os Estados Unidos.
Quase 45% de todos os produtos enviados para fora do país pelo estado vão para a maior economia do mundo.
Ferro fundido e aço são os produtos mais comercializados com os EUA.
Além do Ceará, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo e Sergipe são os estados que mais exportam produtos para empresas americanas.
Lula nega “guerra tarifária” com Trump
O presidente Lula (PT) negou na segunda-feira, 21, que tenha entrado em uma “guerra tarifária” contra os Estados Unidos.
Segundo o petista, a “guerra tarifária” só terá início quando ele “der resposta” a Trump.
Lula também criticou as condições impostas pelo republicano, contidas na carta enviada com anúncio da nova tarifa, classificando as exigências como “não adequadas”.
“Olha, deixa eu te dizer porque eu estou com uma certa tranquilidade. Primeiro, porque eu tenho o Ministério do Exterior [sic] trabalhando isso, eu tenho uma pessoa da qualidade do [Geraldo] Alckmin trabalhando isso, e tenho os empresários que têm que entender que antes dos governos tentarem resolver, os empresários brasileiros precisam conversar com seus contrapartes dos Estados Unidos, porque quem vai sofrer com isso são os próprios empresários.
Nós não estamos em guerra tarifária. Guerra tarifária vai começar na hora que eu der a resposta ao Trump. Se não mudar de opinião, porque as condições que o Trump impôs não são condições adequadas. Ninguém pode, sabe, ameaçar um partido com uma decisão judicial. Quem sou eu para tomar uma decisão diante da Suprema Corte?”, disse Lula a jornalistas no Chile.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Antonio Carlos
22.07.2025 12:26Previsão 1 milhão de desemprego por culpa dos boçalnaros. Ajudando lula171 de novo