Por que sentimos vontade de mastigar gelo? A ciência por trás desse hábito estranho
Mastigar gelo pode indicar anemia ou estresse. Veja o que a ciência diz sobre o desejo por gelo e quando buscar orientação médica.
Sentir vontade de mastigar gelo é um comportamento mais comum do que parece e pode estar ligado tanto a questões físicas quanto psicológicas. Esse hábito tem explicações científicas que envolvem desde deficiências nutricionais até fatores emocionais e de alívio sensorial.
- O que leva o cérebro a desejar mastigar gelo
- Relação entre o hábito e possíveis problemas de saúde
- Quando procurar ajuda e como lidar com a vontade excessiva
O que causa o desejo de mastigar gelo
O desejo de mastigar gelo é chamado de pagofagia, um tipo de pica — transtorno caracterizado pela vontade de consumir itens não alimentares. Muitas vezes, está associado à deficiência de ferro ou anemia, especialmente em mulheres.
O cérebro pode “pedir” gelo por buscar alívio para desconfortos na boca, ansiedade ou estresse, já que o ato de mastigar proporciona sensação de frescor e relaxamento.
Leia também: Por que sentimos frio quando temos medo? A ciência do “calafrio emocional”

Quais problemas de saúde estão ligados ao hábito de mastigar gelo
Pagofagia persistente pode ser um sinal de anemia ferropriva, já que estudos apontam que o gelo pode estimular a atenção e aliviar sintomas da deficiência de ferro. Em outros casos, o hábito pode ser apenas uma resposta ao tédio ou ansiedade, sem relação com doenças.
Dica rápida: Se o desejo de mastigar gelo surgir de forma intensa e constante, vale conversar com um médico e pedir exames de sangue.
Quando o hábito de mastigar gelo se torna um problema
Mastigar gelo ocasionalmente não é perigoso, mas o excesso pode causar danos aos dentes e gengivas. Se o comportamento for frequente e compulsivo, investigue possíveis causas clínicas ou psicológicas.
Buscar alternativas para aliviar o estresse, como atividades físicas ou relaxamento, pode ajudar a reduzir a pagofagia quando não há causas orgânicas.

Vontade de mastigar gelo pode indicar algo além de um simples hábito
- Pagofagia é o nome científico para o desejo frequente de mastigar gelo, podendo indicar carências nutricionais ou questões emocionais.
- Anemia ferropriva é uma das principais causas, especialmente se o hábito surgir de forma repentina.
- Procure orientação médica se o desejo for persistente, intenso ou acompanhado de outros sintomas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)