Trump anuncia tarifa de 30% sobre produtos do México e da União Europeia
Nos últimos dias, presidente dos EUA enviou cartas com anúncio de sobretaxa a 23 parceiros comerciais — entre eles Brasil, Canadá e Japão
O presidente Donald Trump (foto) anunciou neste sábado, 12, que os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 30% sobre produtos importados do México e da União Europeia. A medida, segundo disse, entra em vigor em 1º de agosto.
O anúncio foi feito por meio de cartas enviadas à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à presidente do México, Claudia Sheinbaum. Os textos foram publicados na rede social de Trump, a Truth Social.
“O México tem me ajudado a proteger a fronteira, MAS, o que o México fez não é suficiente”, escreveu Trump a Sheinbaum. Na mesma carta, ele acusou o país vizinho de não conter os cartéis de drogas.
“O México ainda não parou os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um parque de diversões do narcotráfico. Obviamente, não posso deixar isso acontecer!”
Na carta enviada à presidente da Comissão Europeia, o recado foi direto:
“A União Europeia permitirá acesso total e aberto ao mercado dos Estados Unidos” ou, do contrário, “qualquer número que vocês escolherem para aumentar [as tarifas], será somado aos 30% que nós cobramos.”
Trump, nos últimos dias, enviou cartas semelhantes a 23 parceiros comerciais dos EUA — entre eles Brasil, Canadá e Japão — estabelecendo tarifas entre 20% e 50%.
A União Europeia buscava fechar um acordo de última hora para evitar a sobretaxa, mas a publicação da carta reduziu as expectativas de avanço nas negociações. O bloco é o maior exportador para os EUA: em 2022, os americanos importaram mais de US$ 553 bilhões em mercadorias europeias, segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA.
Brasil
Na última quarta-feira, Trump anunciou tarifas extras de 50% sobre todos os produtos do Brasil.
Em carta enviada a Lula, o republicano diz que a medida se deve em parte “aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Segundo o presidente americano, o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro“.
Trump também citou na comunicação o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem tem feito acenos como nunca antes após a cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, no fim de semana passado.
“Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”, diz Trump na carta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
12.07.2025 11:04Não estamos andando , estamos correndo para o precipício. Até a Índia costura há algum tempo, um acordo com os EUA, e isso pode significar a sua saída "discreta" dos brics ou talvez como fazem China e Rússia. O acordo com os Americanos urge! Ou ficaremos unidos apenas as outras democracias, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Que pena.