Deputado pede ao MP investigação sobre invasão de banco na Faria Lima
O ato foi promovido pela Frente Povo Sem Medo e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e foi celebrado por Boulos
O deputado estadual paulista Guto Zacarias (União) protocolou nesta quinta-feira, 3, uma notícia-crime no Ministério Público de São Paulo, com pedido para que a instituição inicie procedimento de investigação criminal sobre a invasão do saguão da sede do banco Itaú na Avenida Faria Lima.
O parlamentar solicita que o MPSP inicie o procedimento com o objetivo de descobrir quem são os líderes dos grupos que participaram do ato e os responsáveis por vandalismo na ocasião, e mova processo contra eles, pedindo medidas cautelares – como prisão preventiva.
Zacarias solicita ainda que a Frente Povo Sem Medo, que participou da invasão, seja considerada organização criminosa e que seja investigado se os atos tiveram algum tipo de financiamento externo.
A invasão foi promovida pela Frente e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que já liderou o MTST, celebrou a invasão em seu perfil no X.
“Pra cima! O MTST e a Frente Povo Sem Medo ocuparam hoje a sede do Itaú na Faria Lima – o prédio mais caro do Brasil, que custou 1,5 bilhão de reais para ser construído. A ocupação tem como pauta a taxação dos super-ricos. O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária”, escreveu.
A Frente do Povo Sem Medo distribuiu imagens da invasão em suas redes sociais. Em uma das postagens, o movimento reverbera o discurso lulista dos ricos contra pobres ao dizer que “os super ricos não pagam impostos e o povo segue pagando a conta”.
Na notícia-crime, Guto Zacarias ressalta que “a Constituição permite a manifestação pacífica, devendo haver prévia comunicação às autoridades administrativas”. Porém, acrescenta, “o que ocorreu no dia 3 não foi um ato pacífico. Um prédio particular foi invadido e vandalizado. Pessoas que trabalhavam no prédio foram colocadas em risco”.
Por enquanto, não há decisão do Ministério Público de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Denise Pereira da Silva
04.07.2025 17:09Membros do futuro Partido Missão sempre atuantes. Parabéns ao Deputado Estadual por São Paulo, Guto Zacarias, por mais essa iniciativa. Continue dando exemplo de um bom parlamentar, Guto.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
03.07.2025 19:05Por enquanto não há e a possibilidade que exista é ínfima.