Irã ameaça EUA em caso de ataque israelense a instalações nucleares
O porta-voz dos Guardiões da Revolução, General Ali Mohammad Naïni, também reiterou que um ataque israelense resultaria em uma resposta devastadora por parte do Irã
Recentes informações veiculadas pela CNN indicam que Israel estaria considerando a possibilidade de atacar as instalações nucleares do Irã, caso as negociações sobre o programa nuclear não atendam suas expectativas.
O chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, alertou nesta quinta-feira, 22 de maio, que Teerã responsabilizará os Estados Unidos por qualquer agressão israelense.
As declarações surgem em meio a um novo ciclo de diálogos entre Irã e EUA, que ocorrerá nesta sexta-feira em Roma.
As conversas, mediadas por Omã, têm como foco o complexo tema do programa nuclear iraniano, que tem sido uma fonte de discórdia desde a Revolução Islâmica de 1979.
A CNN, citando fontes anônimas do governo americano, reportou que Israel está se preparando para um possível ataque às instalações nucleares iranianas.
Em uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, Araghchi afirmou que “caso o regime sionista ataque as instalações nucleares da República Islâmica do Irã, o governo americano terá responsabilidade jurídica”.
Além disso, Araghchi enfatizou que o Irã está em alerta máximo contra quaisquer ações imprudentes por parte de Israel.
O governo iraniano não reconhece a existência do Estado de Israel, frequentemente referindo-se a ele como “regime sionista”.
Em sua correspondência, Araghchi reafirmou que “o Irã responderá decisivamente a qualquer ameaça ou ato ilegal”.
O porta-voz dos Guardiões da Revolução, General Ali Mohammad Naïni, também reiterou que um ataque israelense resultaria em uma resposta devastadora por parte do Irã.
Irã e Estados Unidos
No contexto das negociações entre Irã e Estados Unidos, os dois países manifestam publicamente divergências significativas, especialmente em relação à questão do enriquecimento de urânio.
Steve Witkoff, enviado especial dos EUA para o Oriente Médio e líder das discussões americanas, declarou no último domingo que os EUA “não podem permitir nem mesmo um por cento de capacidade de enriquecimento” ao Irã.
Para Teerã, essa exigência é considerada uma linha vermelha e contrária ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário.
Nesta quinta-feira, uma manifestação ocorreu nas proximidades do complexo nuclear de Fordo, onde dezenas de pessoas se reuniram para reafirmar o que consideram ser seu “direito inalienável” ao uso da energia nuclear, conforme relatado pela agência de notícias Mehr.
Leia mais: Roma sediará quinta rodada de negociações nucleares entre EUA e Irã
EUA admitem ofensiva militar contra Irã se diplomacia falhar
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)