Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como ministra das Mulheres
Nomeação da assistente social e professora para o cargo será publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou Cida Gonçalves do cargo de ministra das Mulheres, na manhã desta segunda-feira, 5, e empossou a assistente social e professora Márcia Lopes como a nova titular da pasta.
Em nota divulgada nesta tarde, o Palácio do Planalto informou que a exoneração de Cida e a nomeação de Márcia serão publicadas ainda nesta segunda, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o governo federal, “o Ministério das Mulheres é responsável pela formulação, coordenação e execução de políticas e diretrizes de garantia dos direitos das mulheres”. É papel da pasta ainda a elaboração e implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de abrangência nacional.
O ministério foi recriado por Lula em 2023, e Cida Gonçalves era a ministra desde então.
No mês passado, pesquisa Genial/Quaest apontou que a desaprovação de Lula entre as mulheres subiu de 39% em julho de 2024 para 53%. A aprovação entre elas estava em 43%.
Com isso, Lula chegou próximo à desaprovação de 59% que Jair Bolsonaro (PL) teve entre as mulheres no final de 2021, segundo a Genial/Quaest. A aprovação de Bolsonaro, porém, era bem menor que a do petista, em torno de 16% no eleitorado feminino.
Quem é Márcia Lopes?
Márcia Helena Carvalho Lopes nasceu em Londrina (PR), em 13 de junho de 1957. Ela possui graduação em serviço social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
É professora aposentada da UEL. Foi secretária nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004), secretária-executiva da pasta (2005-2007) e ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010-2011), no governo Lula.
Além disso, foi conselheira nacional de assistência social e dos direitos da criança e do adolescente em 2004 e presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2007.
Assim como Cida Gonçalves, é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a década de 1980.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fernando Roberto Benitez Nobrega
05.05.2025 16:11Essa matéria não está completa. Ela não informa a razão da demissão. ela não explica que a nova ministra é irmã de Gilberto Carvalho, e temos a volta do fantasma Gilberto e do Celso Daniel. Será que o Antagonista está se tornando uma Globonews ou Folha?
Fabio B
05.05.2025 14:17Esse e uma dezena de outros ministérios servem para absolutamente nada, e mesmo o pouca verba que têm disponível, mais de 90% é para gastos de viagens e hospedagens pros mamateiros.