Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 06.04.2025 06:52 comentários
Brasil

Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à anistia é mais forte, mas ainda dividido, segundo levantamento da Quaest

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 06.04.2025 06:52 comentários 4
Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa
Reprodução
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Enquanto bolsonaristas se preparam para um ato pela anistia neste domingo, 6, na Avenida Paulista, uma nova pesquisa da Quaest revela que a maioria da população é contrária ao perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o levantamento, 56% dos brasileiros defendem que os envolvidos nas invasões às sedes dos Três Poderes devem continuar presos, cumprindo suas penas. Apenas 34% acreditam que eles já deveriam estar soltos ou que nunca deveriam ter sido detidos. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à anistia é mais forte, mas ainda dividido: 36% dizem que ninguém deveria ter sido preso, 25% acham que os detidos já deveriam estar em liberdade, e 32% apoiam a manutenção das prisões.

O levantamento também aponta que 49% da população acredita que Bolsonaro participou da tentativa de golpe, enquanto 36% discordam. Além disso, 52% consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de torná-lo réu no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.

A possibilidade de prisão do ex-presidente também divide opiniões: 46% acham que ele será preso, e 43% acreditam que não. O dado, porém, reflete mais a polarização do eleitorado do que uma expectativa jurídica — 56% dos eleitores de Lula acreditam na prisão, contra 55% dos bolsonaristas que descartam essa hipótese.

Leia também: Kassab comenta posição do PSD sobre anistia

Mobilização pela anistia

O ato deste domingo na Avenida Paulista tem como principais bandeiras a denúncia de suposta “perseguição política” contra Bolsonaro e a defesa de que os condenados pelo 8 de janeiro são vítimas de injustiça. 

A mobilização ocorre em meio a dificuldades para o avanço do projeto de lei da anistia na Câmara dos Deputados e à resistência do STF em rever condenações.

A decisão recente do ministro Alexandre de Moraes de transferir a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos (foto) para prisão domiciliar foi recebida como um sinal positivo por aliados do ex-presidente. 

Débora ficou conhecida por ter pichado a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça durante os atos de 8 de janeiro. Ela foi condenada a 14 anos de prisão, mas Moraes reviu a medida após dois anos de detenção.

No sábado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou vídeo convocando a militância para o ato. Com apoiadoras vestindo camisetas com a frase “Anistia Já!” escrita com batom, o vídeo faz referência direta ao caso de Débora. A estratégia busca transformar a cabeleireira em símbolo da campanha por anistia.

Leia também: De 2015 a 2025: a decadência moral das manifestações de rua

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
3

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
4

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
5

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
6

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
7

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
8

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
9

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
10

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
5

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia
6

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
7

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011
8

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
9

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
10

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
1

Polícia Civil ouve Bolsonaro em inquérito sobre arma apreendida em blitz

Polícia Civil ouve Bolsonaro em inquérito sobre arma apreendida em blitz
2

Crusoé: Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Crusoé: Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru
3

Bad Bunny bate recorde ao faturar US$ 1 bilhão em turnês

Bad Bunny bate recorde ao faturar US$ 1 bilhão em turnês
4

TCU analisa pedido de apuração sobre possíveis “pedaladas fiscais” do governo Lula

TCU analisa pedido de apuração sobre possíveis “pedaladas fiscais” do governo Lula
5

8 cuidados essenciais ao cultivar tulipas

8 cuidados essenciais ao cultivar tulipas
6

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026
7

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula
8

Queda de cabelo: 5 sinais de que a perda dos fios exige atenção

Queda de cabelo: 5 sinais de que a perda dos fios exige atenção
9

Irã nega acordo para inspeções nucleares e contradiz Trump

Irã nega acordo para inspeções nucleares e contradiz Trump
10

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
< Notícia Anterior

A sequência de folgas mais aguardada do ano está chegando em abril

06.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
A sequência de folgas mais aguardada do ano está chegando em abril
Próxima notícia >

Orlando Tosetto Júnior na Crusoé: O batom como arma revolucionária

06.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Orlando Tosetto Júnior na Crusoé: O batom como arma revolucionária
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Twitter

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Luiz Filho

06.04.2025 15:06

Deve ser a maioria petista. Acho interessante que nenhum dos infiltrados e acobertados pelo G Dias aparece. Nem os do mst, cpx ou os black blocs.


Marian

06.04.2025 09:37

A maioria de qual lado? Sinceramente não creio que seja bem assim. A maioria quer homicidas, latrocidas, ladrões, corruptos e toda sorte de criminosos na cadeia e não vê nessas pessoas, a pecha de criminalidade que alguns tentam lhes tingir. Precisamos das filmagens . Das 185 câmeras do palácio da justiça, apenas 4 foram entregues.... Até prova o contrário, o pipoqueiro, o vendedor de bandeira, a manicure, a cabeleireira, idosos e tantos outros não são criminosos, não é assim a nossa legislação legal funciona?


Fabio B

06.04.2025 07:52

E o mais patético dessa história de "anistia" é ver que esses presos só fizeram o que fizeram porque foram manipulados por anos por políticos e influenciadores bolsonaristas. Eu lembro bem: quando a bomba estourou, todos tiraram o corpo fora. O próprio Bolsonaro chamou os caras de "baderneiros" e infiltrados. Jogou seus apoiadores na fogueira sem pestanejar. Agora, os mesmos que lavaram as mãos estão usando essa gente de novo. Essa manifestação agora não é por justiça, é puro palanque. Nada de concreto vai surgir dela, nada de concreto está em pauta. É só comício disfarçado pro Bolsonaro e seus oportunistas tentarem lucrar eleitoralmente. Ah, o governo do PT sabia que ia dar m3rda? Sabia sim. O Kim conseguiu provar que o Dino foi avisado por vários órgãos e não fez nada. Mas a CPI que poderia apurar isso foi sabotada, pela própria "oposição", inclusive, que preferiu ficar lacrar do que trabalhar de verdade. No fim, o governo conseguiu virar a CPI e o relatório jogou a responsabilidade exclusivamente nas costas do Bolsonaro, de tão incompetente que foram os bolsoanristas, mesmo tendo maioria na comissão. E vamos ser claros: essa galera presa não queria "liberdade de expressão". Eles foram por prática no caos, para que ocorresse uma intervenção militar e fosse dada o comando ao Bolsonaro. Essa era a ilusão deles. Queriam uma ditadura com "Bolsonaro no poder". Eu sou contra o PT, contra o STF abusando de todos os limites, mas não quero uma ditadura bolsonarista. Ainda prefiro consertar essa democracia torta por dentro, com um governo de direita de verdade, eleito. Não quero de forma alguma essa família de retardados e criminosos se eternizando no poder. Por isso, mesmo achando exagerada a reação do sistema, quero mais é que essa turma se lasque. Foram úteis idiotas antes, e continuam sendo agora.


Fabio B

06.04.2025 07:25

Quero que o Lula e sua quadrilha se lasquem junto com o Bolsonaro e o seu grupo de doidinhos. O povo está de saco cheio dessas duas bolhas. Ninguém engoliu a historinha de “defensores da democracia” do PT, assim como não compra o drama dos doidinhos presos. O povo de verdade está preocupado com crime, inflação e sobrevivência, não com teatro político. Que se explodam os dois lados.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Luiz Filho

06.04.2025 15:06

Deve ser a maioria petista. Acho interessante que nenhum dos infiltrados e acobertados pelo G Dias aparece. Nem os do mst, cpx ou os black blocs.


Marian

06.04.2025 09:37

A maioria de qual lado? Sinceramente não creio que seja bem assim. A maioria quer homicidas, latrocidas, ladrões, corruptos e toda sorte de criminosos na cadeia e não vê nessas pessoas, a pecha de criminalidade que alguns tentam lhes tingir. Precisamos das filmagens . Das 185 câmeras do palácio da justiça, apenas 4 foram entregues.... Até prova o contrário, o pipoqueiro, o vendedor de bandeira, a manicure, a cabeleireira, idosos e tantos outros não são criminosos, não é assim a nossa legislação legal funciona?


Fabio B

06.04.2025 07:52

E o mais patético dessa história de "anistia" é ver que esses presos só fizeram o que fizeram porque foram manipulados por anos por políticos e influenciadores bolsonaristas. Eu lembro bem: quando a bomba estourou, todos tiraram o corpo fora. O próprio Bolsonaro chamou os caras de "baderneiros" e infiltrados. Jogou seus apoiadores na fogueira sem pestanejar. Agora, os mesmos que lavaram as mãos estão usando essa gente de novo. Essa manifestação agora não é por justiça, é puro palanque. Nada de concreto vai surgir dela, nada de concreto está em pauta. É só comício disfarçado pro Bolsonaro e seus oportunistas tentarem lucrar eleitoralmente. Ah, o governo do PT sabia que ia dar m3rda? Sabia sim. O Kim conseguiu provar que o Dino foi avisado por vários órgãos e não fez nada. Mas a CPI que poderia apurar isso foi sabotada, pela própria "oposição", inclusive, que preferiu ficar lacrar do que trabalhar de verdade. No fim, o governo conseguiu virar a CPI e o relatório jogou a responsabilidade exclusivamente nas costas do Bolsonaro, de tão incompetente que foram os bolsoanristas, mesmo tendo maioria na comissão. E vamos ser claros: essa galera presa não queria "liberdade de expressão". Eles foram por prática no caos, para que ocorresse uma intervenção militar e fosse dada o comando ao Bolsonaro. Essa era a ilusão deles. Queriam uma ditadura com "Bolsonaro no poder". Eu sou contra o PT, contra o STF abusando de todos os limites, mas não quero uma ditadura bolsonarista. Ainda prefiro consertar essa democracia torta por dentro, com um governo de direita de verdade, eleito. Não quero de forma alguma essa família de retardados e criminosos se eternizando no poder. Por isso, mesmo achando exagerada a reação do sistema, quero mais é que essa turma se lasque. Foram úteis idiotas antes, e continuam sendo agora.


Fabio B

06.04.2025 07:25

Quero que o Lula e sua quadrilha se lasquem junto com o Bolsonaro e o seu grupo de doidinhos. O povo está de saco cheio dessas duas bolhas. Ninguém engoliu a historinha de “defensores da democracia” do PT, assim como não compra o drama dos doidinhos presos. O povo de verdade está preocupado com crime, inflação e sobrevivência, não com teatro político. Que se explodam os dois lados.



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé