Musk nega ter ameaçado desligar Starlink na Ucrânia
Mais cedo, o governo da Polônia afirmou que pode buscar alternativas ao serviço da Starlink caso a empresa de Musk não se prove confiável
Elon Musk, dono do X, da Tesla e da SpaceX, negou ter ameaçado desligar a Starlink na Ucrânia. Em publicação no X, o bilionário afirmou neste domingo, 9, que mais cedo havia afirmado nas redes sociais que, se desativasse o sistema, considerado essencial para as forças armadas ucranianas, o exército do país entraria em colapso.
“Para ser mais claro, não importa o quanto eu discorde da política da Ucrânia, a Starlink nunca desligará seus terminais.
Estou simplesmente afirmando que, sem a Starlink, as linhas ucranianas entrariam em colapso, pois os russos podem bloquear todas as outras comunicações!
Nós nunca faríamos tal coisa ou usaríamos isso como moeda de troca.”
Como mostramos, o governo da Polônia afirmou que pode buscar alternativas ao serviço de internet Starlink, fornecido pela SpaceX, caso a empresa de Musk prove ser “não confiável”. As declarações foram feitas pelo ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski.
O ministro polonês afirmou no X que o governo de seu país paga cerca de US$ 50 milhões anuais pelos serviços da Starlink, por meio do Ministério da Digitalização polonês.
Sikorski alertou que, se a SpaceX não mantiver a confiabilidade necessária, a Polônia será forçada a procurar outros fornecedores para apoiar a Ucrânia.
Em resposta, Musk esbravejou:
“Fique quieto, homenzinho. Você paga uma fração minúscula do custo. E não há substituto para Starlink.”
Após a repercussão, o secretário de Estado, Marco Rubio, também negou que o governo dos EUA tenha ameaçado desligar o sinal da Starlink. Em publicação no X, ele escreveu o seguinte ao ministro polonês:
“Só inventam. Ninguém fez nenhuma ameaça de cortar a Starlink da Ucrânia.
E diga obrigado porque sem a Starlink a Ucrânia teria perdido essa guerra há muito tempo e os russos estariam na fronteira com a Polônia agora mesmo.”
Especulações sobre a substituição da Starlink pela operadora de satélite franco-britânica Eutelsat fizeram as ações da empresa dispararem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)