Lula exibe Tarcísio como troféu mais uma vez
Discurso republicano do presidente contrastou com as vaias da militância lulista ao governador de São Paulo, alimentadas pelo próprio Lula durante décadas
Lula (ao centro na foto) protagonizou um de seus teatros favoritos nesta quinta-feira, 27. Depois de alimentar a cizânia durante décadas, com o discurso do “nós contra eles” e da “herança maldita”, o petista voltou a posar de republicano tolerante ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, à direita na foto), como já tinha feito em fevereiro de 2024.
Leia mais: Tarcísio, cercado pelos inimigos – inclusive Lula
“Quero cumprimentar o Tarcísio e dizer, Tarcísio, que você está fazendo história nessas parcerias que nós estamos construindo. Você pode ficar certo que o povo compreende o que está acontecendo. Porque tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de vê-lo do meu lado. E tem gente do meu lado que não gosta de me ver do teu lado”, discursou Lula no lançamento do edital para construção do túnel submerso Santos-Guarujá.
“Nós temos de ter consciência de que nós só temos um lado: é atender bem o povo de São Paulo e o povo do Brasil, e esse é o nosso compromisso. O restante a gente deixa passar”, seguiu Lula, que também mencionou que convidou Tarcísio para almoçar e que vai a Santa Catarina “botar o porto para funcionar” apesar de ser o “estado onde o governador [Jorginho Mello (PL)] mais fala mal de mim”.
Vaias
O discurso de Lula contrastou com as vaias da militância lulista, condicionada pelos discursos raivosos do presidente contra os adversários durante anos, ao governador de São Paulo.
No momento em que Tarcísio foi vaiado por mencionar a Sabesp, Lula chegou a reclamar com a plateia. Tarde demais.
Tarcísio jogou o jogo. Agradeceu a Lula, “porque o senhor botou esse túnel como prioridade”.
“Eu me lembro, no ano passado, nós fomos assinar a liberação de recursos do BNDES para as nossas obras e a primeira pergunta que o senhor fez: ‘Como é que está o túnel, Tarcísio?’ E eu: ‘presidente, se o senhor quiser, a gente vai construir e vai lançar esse túnel em fevereiro, que é o mês do aniversário do Porto de Santos. E o senhor disse ‘então vamos fazer isso’. E nós voltamos recentemente lá, e eu me lembro do que o senhor falou: ‘Não está na hora de ter disputa política, nós temos de atender o cidadão, e é o que nós estamos fazendo no dia de hoje aqui, atendendo o cidadão”, discursou o governador.
“Um dia da vitória do entendimento”
Tarcísio, que é cotado com cada vez mais força para se apresentar como candidato da direita na eleição presidencial de 2026, como alternativa ao inelegível Jair Bolsonaro, agradeceu às equipes do PAC e do BNDES, ao Congresso Nacional, representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e disse que esse é “um dia da vitória do entendimento”.
“É o dia que a gente mostra e dá um exemplo que é possível sentar na mesa, é possível construir. Diferenças tem que ser deixada de lado para que a gente chegue no consenso, para que a gente possa atender a população. É o dia de pensar no futuro”, resumiu.
A parceria entre governo federal e estadual é praxe e não deve ser motivo para qualquer celebração. Celebrar a civilidade oportunista de Lula seria um exagero ainda maior.
Leia mais: Lula em baixa, Tarcísio em alta
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)