Crusoé: Direita não bolsonarista é maior que o bolsonarismo
Situação ocorre em todos os estados pesquisados pela Genial/Quaest
A direita não bolsonarista é maior que a direita ligada a Jair Bolsonaro (foto), de acordo com pesquisa da Genial/Quaest publicada nesta quarta, 26.
Os pesquisadores perguntaram aos brasileiros em qual grupo eles se encaixam, em uma escala de posições políticas.
As opções eram: lulista/petista, esquerda, nenhum, direita e bolsonarista.
Em todos os estados, aqueles que se disseram de “direita” foram mais numerosos que os que se admitiram “bolsonaristas“.
São Paulo e Paraná
Em São Paulo, 24% dos entrevistados se afirmaram de direita, e 11%, menos da metade, se disseram bolsonaristas.
Ou seja, de todos os que se declararam de direita, quase um terço é bolsonarista em São Paulo.
No Paraná, a diferença entre esses dois grupos também foi grande.
Os bolsonaristas foram 12% e os que se colocaram apenas como de direita foram 27%.
A regra vale para todos os estados pesquisados.
Em Pernambuco, 12% são de direita e 11% são bolsonaristas, com uma diferença de um ponto percentual.
Essa diferença a favor dos que se dizem de direita é de sete pontos percentuais na Bahia, dez em Minas Gerais, seis em Goiás, seis no Rio de Janeiro e oito no Rio Grande do Sul.
Esquerda
Do lado da esquerda, a situação é diferente.
Os lulistas e petistas são mais numerosos do que aqueles que se dizem somente de esquerda em Pernambuco, na Bahia, em Minas Gerais e em Goiás.
Pernambuco tem 26% de lulistas e petistas, e somente 12% se afirmam somente de esquerda.
Na Bahia, os números são parecidos: 25% de lulistas/petistas e 12% são de esquerda.
Os lulistas e petistas são menos numerosos que aqueles que se afirmam de esquerda no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Paraná.

Tarcísio de Freitas
A Genial/Quaest também perguntou, em uma pesquisa estimulada, se as pessoas prefeririam votar em Lula ou em Tarcísio de Freitas em um possível segundo turno, em 2026.
Em São Paulo, Tarcísio ficou com 54%, contra 30% de Lula. É uma vantagem nada desprezível, de 24 pontos, no estado mais populoso do país.
Em Minas Gerais, o governador do Republicanos teria 40% e Lula, 37%.
Lula ainda se sairia melhor…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
27.02.2025 08:04Eu sou de direita mas execro o Bolsonaro. Bolsonaro quase nada tem de direita e se aproxima bastante da esquerda. Bolsonaro é populista, inepto, irresponsável, patrimonialista, tem forte aversão a reformas e modernização do estado e cultua o estatismo. Bolsonaro e Lula têm muito em comum e pode-se dizer que estão unidos no infame bolsopetismo.
Silvana
26.02.2025 20:06Faço parte dessa direita .
FRANCISCO JUNIOR
26.02.2025 19:01Gostaria de acreditar nisso. Precisamos urgentemente de líderes decentes de direita. Sobrenome Bolsonaro exclui imediatamente o requisito "decente".