“Sabem quem ganhou um presentão de Natal? A bandidagem”
Cláudio Castro se une a outros governadores que reclamaram do decreto do governo Lula sobre força policial: "Decreto sem diálogo, publicado na calada da noite"
Cláudio Castro (PL, foto) reforçou nesta quarta-feira, 25, o coro dos governadores insatisfeitos com o decreto do governo Lula para regular a força policial.
“Sabem quem ganhou um presentão de Natal? A bandidagem, no país inteiro!”, reclamou o governador do Rio de Janeiro em postagem no X.
Ele seguiu: “Parabéns aos envolvidos!!! Decreto sem diálogo, publicado na calada da noite, sem amparo legal e numa clara invasão de competência!”.
“Alternativas menos drásticas“
O decreto, patrocinado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, especifica que os agentes só podem recorrer a métodos mais agressivos “quando alternativas menos drásticas forem insuficientes”. Já o uso de armas de fogo deve ser limitado a situações extremas.
“A força letal não pode ser a primeira reação das polícias. (…) Só podemos usar a força letal em última instância. É preciso que a abordagem policial se dê sem qualquer discriminação contra o cidadão brasileiro”, disse Lewandowski ao comentar a medida.
Governadores insatisfeitos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também reclamou:
“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados.”
Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, já tinha protestado na própria terça:
“O crime organizado celebra hoje o grande presente de Natal recebido do presidente Lula: um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais. É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país.”
Fundo Nacional de Segurança Pública
A adoção das normas será critério essencial para a liberação de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública. Estados que aderirem às regras terão acesso prioritário a recursos para compra de armamentos e outros itens.
“Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, reclamou Caiado, que já tinha questionado a pretensão do decreto na reunião de Lula com governadores, em outubro.
Leia mais: “Para Lula, a polícia é o problema”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Claudemir Silvestre
26.12.2024 09:24Governo LIXO este di PT !! O brasileiro do bem tem que REMOVER este câncer da politica nas próximas eleições !! Fora PT !! Fora LULA !!
MARCOS
25.12.2024 19:44espero e torço para que somente os petistas/comunistas sejam estuprados, assassinados e roubados pelos criminosos e peço que nessa hora façam o "L".