Crusoé: Dólar nas alturas
Brasil vai colher em 2025 o que Lula já plantou
Uma das metáforas preferidas do presidente Lula para falar de seu governo é o do ciclo de uma fazenda, em que uma safra que um dia será colhida.
Em janeiro deste ano, quando já estava sendo cobrado por resultados concretos após doze meses de governo, ele afirmou: “O ano de 2023 foi de arar a terra, jogar adubo, jogar semente, cobrir a semente, e 2024 será o ano da colheita daquilo que a gente plantou em 2023”.
O ano de 2024 está quase terminando, mas a safra prometida ainda não veio.
No domingo, 15, Lula deu uma entrevista para o Fantástico prometendo uma nova colheita, agora em 2025.
“Tudo o que foi planejado a gente fazer, até agora, está cumprido. Tudo. Criamos o Novo PAC e lançamos todos os programas que tinham que ser lançados. Eu tenho dito para os meus ministros: nós já plantamos. Agora, em 2025, é ano da colheita. Vamos começar a colher o que plantamos. É um compromisso de honra meu”, afirmou.
Mas, enquanto o ano de 2024 ainda foi relativamente bem, as previsões para o próximo são nebulosas.
A subida do dólar para mais de 6 reais e dos juros indicam que a economia deverá pautar o debate e o sentimento da sociedade, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira, Rodolfo Borges e Wilson Lima.
A ditadura de Maduro
A reportagem “Os presos da Venezuela e a ditadura brasileira”, assinada por João Pedro Farah, mostra que, enquanto o ditador Nicolás Maduro acumula novos episódios de violação dos direitos humanos, muitos críticos vorazes das violações cometidas pela ditadura brasileira no século 20, calam-se sobre os sequestros, prisões e torturas nas prisões venezuelanas.
A repulsa à barbárie não pode variar de acordo com as cores ideológicas do torturador.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Alexandre Borges, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Leonardo Barreto, Alexandre Soares Silva, Rodolfo Borges e Jonathan Mariano.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
EUD
20.12.2024 08:09Como Alguém Totalmente Despojado De Honra, Pode Empenhar "PALAVRA DE HONRA" ?!?!?!?!?!?!?!