Projeto de lei debate sobre o fim dos radares móveis nas estradas brasileiras Projeto de lei debate sobre o fim dos radares móveis nas estradas brasileiras
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Projeto de lei debate sobre o fim dos radares móveis nas estradas brasileiras

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3 minutos de leitura 15.11.2024 11:04 comentários
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Projeto de lei debate sobre o fim dos radares móveis nas estradas brasileiras

Projeto de lei no Brasil propõe banir radares móveis de fiscalização de trânsito

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Projeto de lei debate sobre o fim dos radares móveis nas estradas brasileiras
Créditos: depositphotos.com / z1bjkeee

No cenário atual da fiscalização de trânsito, os radares móveis têm sido alvo de discussões entre legisladores e a população. Recentemente, um projeto de lei busca banir completamente o uso desses dispositivos, alegando que eles incentivam práticas abusivas. Este artigo explora as nuances desse projeto e suas possíveis implicações.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu um parecer unânime favorável ao Projeto de Lei (PL) 475/2024. Elaborado pelo deputado Sérgio Guimarães, o PL propõe a extinção dos radares móveis, incluindo aqueles operados por drones. O objetivo declarado é tornar as fiscalizações mais transparentes e previsíveis, focando na segurança ao invés do lucro.

Como a fiscalização de velocidade seria altera

O projeto sugere que a fiscalização de velocidade nas rodovias se limite ao uso de radares fixos. Estes, segundo o texto, devem ser devidamente sinalizados, em concordância com a legislação de trânsito. O intuito é garantir que motoristas estejam sempre cientes dos locais onde há fiscalização, evitando surpresas e possíveis práticas de abuso.

Caso as diretrizes propostas sejam ignoradas por órgãos responsáveis, a legislação prevê penalidades. Elas podem incluir advertências por escrito e multas administrativas, além de outras sanções previstas na legislação vigente. Com isso, busca-se um maior controle e responsabilidade por parte das autoridades responsáveis pelo trânsito.

Impactos e próximos passos do projeto de lei?

O projeto, após passar pela CCJ, seguirá para apreciação das comissões de Finanças e Tributação, de Segurança Pública, e de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Posteriormente, será submetido ao plenário para votação final. Esse processo determinará se o uso dos radares móveis será de fato abolido.

Defensores da proposta argumentam que a medida pode reduzir comportamentos punitivos e promover uma fiscalização mais justa. No entanto, críticos alertam que a diminuição dos radares móveis pode comprometer a segurança nas estradas, uma vez que podem ser essenciais em locais onde a instalação de radares fixos não é viável.

Trânsito (Créditos: depositphotos.com / ministr)

Os radares móveis e a aplicação de multas

Atualmente, radares móveis funcionam de maneira semelhante aos fixos. Eles registram automaticamente infrações de velocidade, enviando posteriormente a notificação ao motorista infrator. Este sistema tem permitido uma fiscalização mais flexível, aumentando a possibilidade de captar motoristas infratores de forma eficaz.

A penalização varia dependendo do excesso de velocidade: para até 20% acima do limite, a multa é de R$ 130,16; de 20% a 50%, o valor sobe para R$ 195,23. Exceder mais de 50% do limite resulta em uma multa de R$ 880,41 e suspensão da carteira de habilitação, demonstrando a severidade do controle sobre os excessos de velocidade.

Qual será o futuro da fiscalização de trânsito no brasil?

O projeto de lei ainda está em avaliação e possui um caminho considerável a percorrer antes de qualquer implementação. Enquanto isso, o debate continua, envolvendo autoridades, especialistas em trânsito e a sociedade. Certamente, a decisão final terá impacto significativo na forma como as rodovias brasileiras são monitoradas e na segurança dos motoristas.

Com as discussões em andamento, é crucial considerar balancear eficácia na fiscalização com justiça e transparência, a fim de aprimorar a segurança nas estradas brasileiras sem comprometer princípios éticos e legais.

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