Benedita, 82 anos, é a renovação do PT no Rio?
Nome da deputada federal, que foi governadora do Rio por nove meses, começa a ser ventilado para disputar o Senado pelo partido em 2026
Enquanto o PT lambe as feridas da eleição municipal. começa a ser ventilado o nome da deputada federal Benedita da Silva (foto), que está com 82 anos, para disputar uma cadeira no Senado pelo partido no Rio de Janeiro em 2026.
Leia mais: PT na zona de rebaixamento
“Ela tem os ideais da esquerda e de representatividade, mas, ao mesmo tempo, por ser evangélica e de origem popular, consegue dialogar fora da bolha tradicional da esquerda“, disse à Veja Tiago Santana, presidente do diretório do PT no Rio.
“Estou falando do eleitor médio da zona oeste do Rio e da região metropolitana como São Gonçalo, Baixada Fluminense e interior”, completou o dirigente partidário.
Evangélicos e pobres
O PT vem tentado se aproximar dos evangélicos há anos — Lula chegou a participar de um culto às vésperas da votação na eleição presidencial de 2022 e incorporou ao seu vocabulário, durante um tempo, expressões como “graças a Deus”.
Apesar dos acenos, o histórico do partido à esquerda fala mais alto. E o PT também tem tido mais dificuldade para alcançar as camadas mais pobres do eleitorado.
Com exceção de Lula, o discurso de defesa dos mais pobres não encontra eco em candidatos como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
E a renovação?
Benedita se notabilizou por ter sido eleita a primeira senadora negra do Brasil.
Ela atuou no Senado de 1995 a 1998, e foi vice-governadora do Rio de Janeiro de 1999 a 2002, assumindo o governo estadual durante os últimos nove meses, quando Anthony Garotinho deixou o cargo para disputar a presidência da República.
Assim como a perspectiva de candidatura de Lula à reeleição, cogitar o nome de Benedita, que terá 84 anos na próxima campanha eleitoral, para disputar mais uma eleição é outro indício da dificuldade do PT de renovar seus quadros.
Leia mais: PT se ajoelha para rezar por votos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)