Crusoé: 2026 já começou
Movimentações para a eleição presidencial incluem negociações partidárias e estratégias jurídicas
Com o término das eleições municipais, os principais atores políticos voltaram-se para as próximas eleições gerais. Não há descanso. Os planos para daqui a dois anos já foram esboçados e, a partir deles, os envolvidos mudaram suas atitudes, o que interfere nas brigas pela liderança da Câmara e do Senado e no andamento das propostas legislativas.
Por mais que Jair Bolsonaro tenha sido declarado inelegível, ele não se considera como tal e insiste que será candidato. E é bem possível que a volta do ex-presidente seja do interesse do presidente Lula, uma vez que a polarização tem se mostrado benéfica para o PT.
Em política, dois anos são uma eternidade, e fatos como a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de anular as condenações de José Dirceu mostram que o Brasil sempre é capaz de surpreender.
Para a reportagem de capa desta semana, assinada por Wilson Lima, Crusoé conversou com dirigentes partidários, líderes do Congresso e atores importantes desse processo para entender seus movimentos para 2026.
Outros destaques de Crusoé
A matéria “Imprudência na América”, assinada por Alexandre Borges, expõe uma grave contradição na campanha presidencial dos EUA em 2024: enquanto se espera que líderes políticos adotem prudência e moderação – valores exaltados desde Aristóteles –, Donald Trump e Kamala Harris trilham o caminho oposto, usando uma retórica incendiária que enfraquece o espaço para um debate democrático saudável.
A reportagem “Cripto para presidente”, de Duda Teixeira, mostra que os entusiastas do Bitcoin já escolheram Donald Trump como candidato nos EUA. A torcida é para que o republicano seja eleito e regulamente o mercado de criptomoedas.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto, Josias Teófilo, Jerônimo Teixeira, Orlando Tosetto Júnior, Rodolfo Borges e Ivan Sant’Anna.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)