Concurso dos Correios: Saiba o segredo da banca organizadora
IBFC: Entendendo a Banca e Suas Características
O IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação ) é uma banca organizadora de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares. Criado em 2010, tem sua sede em Taboão da Serra, São Paulo, e foi inicialmente idealizado para realizar projetos sociais na educação. Através da organização de seleções públicas, a entidade assegura recursos financeiros que possibilitam a continuação de suas atividades.
A Expansão do IBFC no Cenário Nacional
Embora o IBFC seja tradicionalmente envolvido em certames de âmbito municipal e estadual, recentemente passou a atuar em concursos de abrangência nacional. Um exemplo disso são as provas na área da saúde, que ocorreram em mais de 300 localidades, conforme professores de cursos preparatórios. Essa expansão reflete a crescente competência da banca em lidar com desafios logísticos, como a impressão e distribuição de cadernos de prova, correção e divulgação de resultados em grande escala.
Estrutura das Provas e Áreas de Avaliação
As provas organizadas pelo IBFC costumam apresentar uma estrutura clara e objetiva, dividida entre questões de múltipla escolha para avaliar conhecimentos específicos. No caso de cargos de nível médio, como o de carteiro nos Correios, as provas incluem também perguntas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e código de conduta ética. Já para funções de nível superior, além das 50 questões objetivas, há também uma redação.
O Perfil e a Abordagem do IBFC
Segundo especialistas, a complexidade das provas do IBFC pode variar dependendo do processo seletivo, mas geralmente seguem um padrão direto, sem apelar para pegadinhas ou questões problemáticas. A banca prioriza a gramática nas provas de língua portuguesa e apresenta enunciados curtos e precisos. Outro ponto importante é a forma recorrente de se exigir que o candidato identifique alternativas “CORRETAS” ou “INCORRETAS”, o que exige atenção redobrada dos participantes.
Dicas de Preparação para as Provas
Para aqueles que almejam sucesso em seleções conduzidas pelo IBFC, os especialistas recomendam um estudo abrangente de todo o material especificado no edital. Eles, destacam a importância de abordar o conteúdo programático inteiro, com ênfase em matérias como matemática e português, uma vez que essas disciplinas geralmente representam grande parte da pontuação. Ele também sugere não desprezar matérias como conhecimentos gerais e código de ética, pois podem fazer diferença no resultado final.
Além do estudo teórico, a prática através de simulados e questões de provas anteriores da própria banca pode oferecer uma compreensão clara do estilo das perguntas, contribuindo para uma preparação mais eficaz. Nesse sentido, vídeos-aulas e materiais atualizados são recursos valiosos a serem incorporados na rotina de estudos dos candidatos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)