Crusoé: Biden fala com Netanyahu pela 1ª vez desde agosto
"Não podemos e não vamos ver o Líbano se transformar em uma nova Gaza", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), a escalada da guerra no Oriente Médio nesta quarta-feira, 9 de outubro, no primeiro contato entre os dois líderes desde agosto.
A conversa se deu por ligação telefônica.
“Não podemos e não vamos ver o Líbano se transformar em uma nova Gaza”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, sobre a chamada durante coletiva de imprensa.
Substituto de Nasrallah é eliminado
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou nesta terça-feira, 8 de outuvro, que Hashem Safieddine, possível substituto de Hassan Nasrallah no Hezbollah, foi eliminado.
“Nós degradamos as capacidades do Hezbollah; eliminamos milhares de terroristas, incluindo o próprio [Hassan] Nasrallah, e o substituto de Nasrallah [Hashem Safieddine], e o substituto de seu substituto”, disse Netanyahu em vídeo dirigido ao povo libanês nas redes sociais.
“Hoje, o Hezbollah está mais fraco do que esteve por muitos e muitos anos”, acrescentou.
Segundo Netanyahu, quem realmente conquistou o Líbano foi o Irã, “que financia e arma o Hezbollah” para servir aos interesses de Teerã, não Israel.
“O Hezbollah transformou o Líbano em um estoque de armas de munição e uma base militar iraniana avançada”, acrescentou o primeiro-ministro.
“A escolha é sua”
Netanyahu também incitou o povo libanês a retomar o controle do país.
“Agora vocês, o povo libanês, estão em uma encruzilhada significativa. A escolha é sua. Agora vocês podem retomar seu país. Vocês podem devolvê-lo a um caminho de paz e prosperidade. Se não o fizerem, o Hezbollah continuará tentando lutar contra Israel em áreas densamente povoadas às suas custas. Não se importa se o Líbano for arrastado para uma guerra maior”, afirmou.
“Levantem-se e tomem seu país de volta. Vocês têm uma oportunidade que não existia há décadas. Uma oportunidade de cuidar do futuro de seus filhos e netos. Vocês têm a oportunidade de salvar o Líbano antes que ele caia no abismo de uma longa guerra que levará à destruição e ao sofrimento como vemos em Gaza. Não precisa ser assim”, acrescentou.
“Eu digo a vocês, povo do Líbano:…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)